Estado autoriza reabertura gradual de setores como academias e salões de beleza

Interior do Rio está em bandeira laranja, mas valem as determinações por decreto de cada município
quinta-feira, 23 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Estado autoriza reabertura gradual de setores como academias e salões de beleza

Em decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 22, o governador Wilson Witzel autorizou a reabertura gradual de novos setores do comércio, como academias de ginástica e salões de beleza, respeitando medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias. O decreto também prorroga, até 5 de agosto, algumas medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à propagação do coronavírus no Estado do Rio.

Para elaborar as novas medidas, o Governo do Estado se baseou no Pacto Covid, que fundamenta a adoção de ações em relação à flexibilização ou restrição de atividades econômicas e sociais. O interior do Estado está na bandeira laranja, de risco moderado. A nota técnica é emitida quinzenalmente, com atualização e detalhamento dos indicadores do painel, no Diário Oficial do Estado.

“Estamos retomando a economia fluminense de forma segura e gradual, nos baseando em dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde. O isolamento social ajudou a salvar mais de 80 mil vidas, de acordo com projeções. A queda nas internações reflete as ações tomadas para evitar o avanço da pandemia” explicou Witzel. 

Foram autorizadas ainda atividades culturais ao ar livre nas regiões Metropolitana, Baixada Litorânea e Noroeste, devendo ser respeitada a distância mínima de um metro entre as pessoas; atividades esportivas coletivas ao ar livre; e abertura de lojas de comércio de rua, incluindo galerias, exclusivamente no horário das 9h às 19h, até o limite de 50% de sua capacidade total. O decreto também autorizou a abertura das unidades do Detran.

Restrições

Segundo o decreto, as aulas presenciais nas escolas públicas e particulares permanecem suspensas, assim como o funcionamento de cinemas, teatros e afins. Continua proibida a permanência em clubes, parques e cachoeiras. Também é obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos, transportes públicos, comércio e repartições públicas estaduais. O descumprimento da lei acarretará multa de R$ 700 para pessoas jurídicas e de R$ 106,65 para pessoas físicas. As multas serão aplicadas pela Vigilância Sanitária, com o apoio das polícias Civil e Militar.

O novo decreto também mantém o home office nas repartições públicas estaduais localizadas em regiões onde a bandeira é da cor laranja. Em municípios com a bandeira amarela, fica autorizado o trabalho remoto apenas para grupos vulneráveis, especificado em decreto.

Recomendações aos municípios 

O decreto mantém a recomendação às prefeituras de reabertura gradual de setores do comércio e da indústria, de acordo com as especificidades de cada município, mas os prefeitos têm autonomia para manter determinações e regras. Sempre que estiver em vigor as bandeira verde, amarela ou laranja, os salões de beleza, barbearias e congêneres poderão funcionar com agendamento prévio, limitando o atendimento ao público 50% da sua capacidade. Nas academias será exigido distanciamento de quatro metros quadrados por aluno que terá que agendar as aulas.

     Os shoppings só poderão receber até 50% da capacidade de clientes. Desde o dia 6 de junho, bares e restaurantes estão autorizados a funcionar no Estado, respeitando o limite de 50% de sua capacidade.  As organizações religiosas também podem funcionar, desde que seja observada a distância de um metro entre as pessoas. Ficam autorizadas as atividades esportivas individuais ao ar livre. Atividades esportivas de alto rendimento estão autorizadas, desde que sem público e com os devidos protocolos de higienização.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra