A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo continua nesta semana realizando a campanha de vacinação contra a Covid-19. A partir desta terça-feira, 5, será aplicada a quarta dose em idosos de 80 anos ou mais. Neste dia também haverá aplicação da terceira dose para quem está no prazo e a repescagem da segunda dose. Os imunizantes oferecidos serão Coronavac e Janssen, já que o município não recebeu doses da Pfizer suficientes, utilizando assim, as outras vacinas que também são recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Nesta quarta-feira, 6, a vacinação contra a Covid-19 será destinada às crianças de 6 a 11 anos, sem comorbidades (doenças crônicas), com a Coronavac, e na quinta-feira, 7, para todas as crianças de 5 a 11 anos, com a Pfizer Pediátrica. Nestes dias, a imunização infantil será realizada nas salas de vacina nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; Tunney Kassuga, em Olaria e José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo.
Já na próxima sexta-feira, 8, haverá repescagem de segunda e primeira dose na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona na Fábrica Filó, no bairro Vila Amélia, para quem ainda não recebeu o imunizante contra o coronavírus.
Vacina contra a gripe
Já a campanha de imunização anual contra o vírus Influenza (gripe) começou nesta segunda-feira, 4, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Nesta primeira fase da campanha estão sendo vacinados os idosos de 80 anos ou mais e os profissionais de saúde. Nas próximas semanas, a prefeitura vai ampliar esse público, conforme o envio de doses por parte dos órgãos federais e estaduais, beneficiando os doentes crônicos.
Embora o Ministério da Saúde tenha recomendado que nesta primeira fase fossem vacinados os idosos a partir de 60 anos, a Prefeitura de Nova Friburgo restringiu a campanha ao público maior de 80 anos devido ao estoque reduzido de doses enviado ao município.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, a vacinação está sendo oferecida na Uerj; ginásio esportivo Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e nos postos de saúde de Olaria e São Geraldo.
Nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), a aplicação contra a gripe será feita apenas nesta quarta-feira, 6, porque essas unidades não possuem sala de vacina como as outras. A vacinação será realizada nas ESFs de Varginha, Nova Suíça, Amparo, Olaria 2 e 3, Riograndina, Campo do Coelho, Centenário, São Lourenço, Conquista, Lumiar, São Pedro da Serra, Mury, Stucky e Vargem Alta, das 9h às 13h. Para se vacinar será necessário apresentar o CPF, carteira de identidade, cartão do SUS e caderneta de vacinação contra a Covid-19.
Garotada também precisa receber a vacina da pólio
A vacinação infantil de combate à Covid-19 ainda não atingiu patamar satisfatório em Nova Friburgo. Até a semana passada, 45% do público alvo (cerca de 30 mil crianças) tinham recebido alguma dose contra o coronavírus e além de tentar conscientizar os pais ou responsáveis sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde faz também um alerta sobre a importância das crianças friburguenses receberem também a vacina contra a poliomielite (paralisia infantil).
As autoridades de saúde lembram que a pólio é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, podendo causar a paralisia infantil nos membros inferiores e até mesmo a morte. O único meio de prevenção é a vacinação.
Desde 1989 não há registro da circulação do chamado poliovírus no Brasil. Entretanto, devido a baixa cobertura vacinal em todo o país, os especialistas alertam para uma possível reintrodução de casos. Em Nova Friburgo, por exemplo, em 2021, a cidade atingiu quase 56% de imunizados. Em 2020 a porcentagem foi de 56,52%.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os pais e responsáveis levem seus filhos que têm menos de 5 anos para receber a imunização contra a doença nos postos de saúde. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável (aos dois, quatro e seis meses) e mais duas de reforço com a vacina oral bivalente, a famosa gotinha.
As equipes da rede de saúde de Nova Friburgo estão sendo fortalecidas para a identificação e atuação em tempo oportuno de possíveis casos, seja pela vigilância, o monitoramento ou estimulando a adesão à vacinação.
Os sintomas mais frequentes da pólio são: febre, mal-estar, dor de cabeça, constipação, espasmos, rigidez na nuca, vômitos e diarréias. Os sinais variam conforme as formas clínicas e pode deixar sequelas motoras. Caso haja a necessidade, a recomendação é buscar o atendimento em uma unidade hospitalar.
Sobre essa questão, a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, reforçou a importância da vacinação: ‘’Não deixem de levar seus filhos para buscar o imunizante contra a pólio, assim como as outras vacinas de rotina que são necessárias para o crescimento saudável das crianças.”
Deixe o seu comentário