Esta semana tem vacinação contra gripe e Covid em Friburgo

Além da proteção contra a Covid, crianças precisam receber a vacina da pólio
segunda-feira, 04 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Esta semana tem vacinação contra gripe e Covid em Friburgo

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo continua nesta semana realizando a campanha de vacinação contra a Covid-19. A partir desta terça-feira, 5, será aplicada a quarta dose em idosos de 80 anos ou mais. Neste dia também haverá aplicação da terceira dose para quem está no prazo e a repescagem da segunda dose. Os imunizantes oferecidos serão Coronavac e Janssen, já que o município não recebeu doses da Pfizer suficientes, utilizando assim, as outras vacinas que também são recomendadas pelo Ministério da Saúde. 

Nesta quarta-feira, 6, a vacinação contra a Covid-19 será destinada às crianças de 6 a 11 anos, sem comorbidades (doenças crônicas), com a Coronavac, e na quinta-feira, 7, para todas as crianças de 5 a 11 anos, com a Pfizer Pediátrica. Nestes dias, a imunização infantil será realizada nas salas de vacina nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; Tunney Kassuga, em Olaria e José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo.

Já na próxima sexta-feira, 8, haverá repescagem de segunda e primeira dose na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona na Fábrica Filó, no bairro Vila Amélia, para quem ainda não recebeu o imunizante contra o coronavírus.

Vacina contra a gripe

Já a campanha de imunização anual contra o vírus Influenza (gripe) começou nesta segunda-feira, 4, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Nesta primeira fase da campanha estão sendo vacinados os idosos de 80 anos ou mais e os profissionais de saúde. Nas próximas semanas, a prefeitura vai ampliar esse público, conforme o envio de doses por parte dos órgãos federais e estaduais, beneficiando os doentes crônicos. 

Embora o Ministério da Saúde tenha recomendado que nesta primeira fase fossem vacinados os idosos a partir de 60 anos, a Prefeitura de Nova Friburgo restringiu a campanha ao público maior de 80 anos devido ao estoque reduzido de doses enviado ao município.  

De segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, a vacinação está sendo oferecida na Uerj; ginásio esportivo Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e nos postos de saúde de Olaria e São Geraldo. 

Nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), a aplicação contra a gripe será feita apenas nesta quarta-feira, 6, porque essas unidades não possuem sala de vacina como as outras. A vacinação será realizada nas ESFs de Varginha, Nova Suíça, Amparo, Olaria 2 e 3, Riograndina, Campo do Coelho, Centenário, São Lourenço, Conquista, Lumiar, São Pedro da Serra, Mury, Stucky  e Vargem Alta, das 9h às 13h. Para se vacinar será necessário apresentar o CPF, carteira de identidade, cartão do SUS e caderneta de vacinação contra a Covid-19.

Garotada também precisa receber a vacina da pólio

A vacinação infantil de combate à Covid-19 ainda não atingiu patamar satisfatório em Nova Friburgo. Até a semana passada, 45% do público alvo (cerca de 30 mil crianças) tinham recebido alguma dose contra o coronavírus e além de tentar conscientizar os pais ou responsáveis sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde faz também um alerta sobre a importância das crianças friburguenses receberem também a vacina contra a poliomielite (paralisia infantil). 

As autoridades de saúde lembram que a pólio é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, podendo causar a paralisia infantil nos membros inferiores e até mesmo a morte. O único meio de prevenção é a vacinação.

Desde 1989 não há registro da circulação do chamado poliovírus no Brasil. Entretanto, devido a baixa cobertura vacinal em todo o país, os especialistas alertam para uma possível reintrodução de casos. Em Nova Friburgo, por exemplo, em 2021, a cidade atingiu quase 56% de imunizados. Em 2020 a porcentagem foi de 56,52%. 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os pais e responsáveis levem seus filhos que têm menos de 5 anos para receber a imunização contra a doença nos postos de saúde. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável (aos dois, quatro e seis meses) e mais duas de reforço com a vacina oral bivalente, a famosa gotinha.

As equipes da rede de saúde de Nova Friburgo estão sendo fortalecidas para a identificação e atuação em tempo oportuno de possíveis casos, seja pela vigilância, o monitoramento ou estimulando a adesão à vacinação. 

Os sintomas mais frequentes da pólio são: febre, mal-estar, dor de cabeça, constipação, espasmos, rigidez na nuca, vômitos e diarréias. Os sinais variam conforme as formas clínicas e pode deixar sequelas motoras. Caso haja a necessidade, a recomendação é buscar o atendimento em uma unidade hospitalar. 

Sobre essa questão, a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, reforçou a importância da vacinação: ‘’Não deixem de levar seus filhos para buscar o imunizante contra a pólio, assim como as outras vacinas de rotina que são necessárias para o crescimento saudável das crianças.” 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina