A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo realiza nesta quinta-feira, 9, uma ação especial em várias unidades de saúde com testagem rápida para a detecção do vírus HIV (Aids) e da sífilis. O dia de testes integra a programação da campanha Dezembro Vermelho, de alerta e conscientização sobre a prevenção e tratamento precoce de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Os testes serão feitos a partir da coleta de uma amostra de sangue, das 9h às 15h, nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de São Pedro da Serra, Olaria (2 e 3), Riograndina, Campo do Coelho, Conquista, Cordoeira, Centenário, São Lourenço e Rio Bonito. Será necessária a apresentação de um documento original com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para fazer o teste rápido de HIV e sífilis não é preciso estar em jejum ou possuir solicitação médica. O atendimento será por ordem de chegada.
A detecção da presença ou não do vírus é importante de forma precoce, já que em casos de resultados positivos, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, possibilitando resultados melhores. O SUS oferece o cuidado integral, incluindo o tratamento medicamentoso e os exames necessários.
Além disso, a rede municipal de saúde, por meio do Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais Nova Friburgo, oferece a testagem durante todo o ano no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro e nas ESFs de Olaria (2 e 3), Riograndina, São Pedro da Serra, Rio Bonito, São Lourenço e Centenário, além dos hospitais Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra de Castro.
Deixe o seu comentário