Empossado, prefeito Johnny Maycon anuncia seus secretários

Conheça o perfil de cada membro da equipe que fará parte da nova gestão de Nova Friburgo
quarta-feira, 30 de dezembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Johnny Maycon empunha a bandeira de Nova Friburgo, ao ser empossado como prefeito (Fotos: Osvaldo Enoc)
Johnny Maycon empunha a bandeira de Nova Friburgo, ao ser empossado como prefeito (Fotos: Osvaldo Enoc)

Após longa espera e muitas especulações, o prefeito Johnny Maycon divulgou nesta sexta-feira, 1º de janeiro, dia de sua posse, assim como a de todos os vereadores eleitos em novembro,  a lista com todos os nomes de seus secretários. Segundo ele defendeu durante a campanha e reafirmou durante a transição, pesou na escolha o  critério  técnico.

A VOZ DA SERRA já conhecia, desde o início da semana, vários desses nomes, mas não os divulgou de maneira informal em respeito ao prefeito eleito. O pedido foi feito a toda a imprensa friburguense.

A Câmara Municipal´, por sua vez,  definirirá nesta segunda-feira, 4 os cargos da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 (abaixo). 

Segue  o perfil de cada secretário de Johnny Maycon:

1. Secretaria Geral de Governo e Secretaria Municipal da Casa Civil: Pierre de Moraes

Pierre tem 44 anos, é friburguense e formado em Letras/Literatura. Professor de Literatura e Língua Portuguesa há 21 anos. Vereador por três mandatos consecutivos, é autor de leis como a que reconheceu os povos formadores do município; que asseguraram direitos aos servidores públicos municipais; que pioneiramente instituiu o Estatuto Municipal da Juventude; que assegurou a gratuidade no transporte público aos idosos a partir dos 60 anos; que dispõe sobre o envio de informações necessárias ao Banco Nacional de Preços em Saúde (BPS), reconhecida pelo Ministério da Saúde como primeira do Brasil; que regulou a divulgação da listagem dos pacientes que aguardam cirurgias eletivas e exames na rede pública de saúde do município, entre muitas outras. Também é o relator do novo Regimento Interno da Câmara Municipal; e de outras resoluções importantes como a que instituiu o “Programa Câmara Verde”, que estabelece diretrizes de sustentabilidade para o órgão. Foi, ainda, relator da nova Lei Orgânica do Município, promulgada em 2018, a qual tem sido considerada uma das mais modernas do país. Notabilizado pela atuação fiscalizadora, apresentou diversas representações no âmbito do Ministério Público e do TCE-RJ, atuando como relator da CPI da Tragédia Climática de 2011, do Relatório do Hospital Municipal Raul Sertã em 2018 e de várias peças de combate à corrupção, dentre as quais, as derivadas de Operações Legislativas como “Mãos de Sangue” e “Juízo Final” que redundaram em Operações do MPF, da Polícia Federal e da CGU; “Calabar”, com fomento de informações à Operação Lava-Jato no Rio de Janeiro; “Caixa de Pandora”, que detectou inúmeras irregularidades e ilegalidades, por vários anos, com impacto multimilionário na folha de pagamento do Município.

2. Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística: Danny Dias Pinto

Ele é nascido em Nova Friburgo e tem 46 anos. Danny é concursado do município desde 1999 e tem formação superior em Direito. Trabalha no setor de Compras e Licitações desde 2007, onde foi responsável pelo Setor Geral de Compras do Município até 2016. Posteriormente, exerceu o cargo de Subsecretário de Compras e Licitações, e, desde 2019, atua na Controladoria Geral do Município, no Setor de Análise de Processos de Despesa.

3. Secretaria Municipal de Esportes e Lazer: João Victor de Carvalho Duarte

Nascido em Nova Friburgo, João Victor tem 31 anos. É fisioterapeuta e pós-graduado em Terapia Manual e Biomecânica Clínica e Pós Graduando em Fisioterapia Respiratória com ênfase em Terapia Intensiva.  Atua a mais de quatro anos como fisioterapeuta, voltado majoritariamente, na área esportiva. Tem diversos cursos para área esportiva e há 13 anos faz parte do Projeto Social Lagoinha Jiu-Jitsu.

4. Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana: Fabrício Corrêa Medeiros

Fabrício é friburguense e tem 34 anos. É formado em Gestão Financeira pela Universidade Estácio de Sá, e Pós-graduando em Planejamento e Gestão de Trânsito. É considerado um dos maiores especialistas em Sinalização Viária do país, com diversos textos publicados a respeito, e mantenedor de canais educacionais em redes sociais sobre o assunto. Atuou como instrutor teórico e prático em Centros de Formação de Condutores em Nova Friburgo/RJ e em Itajaí/SC. Presta consultoria sobre projetos de Sinalização de Trânsito para algumas prefeituras e para o Detram-ES. No ano de 2020, lançou o primeiro Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito resumido e comentado do país.

5. Secretaria Municipal de Obras: Bernardo Coelho Verly

Friburguense, tem 30 anos e é formado em Engenharia Civil pela Universidade Estácio de Sá, em Niterói. Atualmente, cursa também arquitetura e urbanismo. Bernardo tem vários anos de experiência na área de projetos, detalhamentos, planejamentos e cronogramas, além de ser empresário do setor da construção civil.

6. Secretaria Municipal de Educação: Caroline Moura Klein

Nascida em Nova Friburgo, tem 43 anos. É professora com mais de 20 de anos de experiência nas redes pública e privada, servidora concursada da Prefeitura desde 2001, se formou em Letras e tem pós-graduação em Administração, Orientação e Supervisão Escolar. Atuou na Secretaria de Educação como Coordenadora do Ensino Fundamental e foi diretora da E. M. Rui Barbosa, dos Centos Familiares por Alternâncias Rei Alberto e Flores de Nova Friburgo, ambas unidades conveniadas com o Ibelga. Atualmente é diretora da Escola Municipal Dante Magliano.

7. Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável: Vívian Alves de Assis

Carioca, tem 39 anos, e há sete vive em Nova Friburgo.  É formada em direito e mestre em Teoria do Estado pela PUC-Rio e doutoranda em Direito pela UFRJ com estágio doutoral na Università Degli Studi di Milano-Bicocca no departamento de sociologia urbana, na Itália. Dra. Vívian atua há mais de 13 anos na área de Direito urbano ambiental. É pesquisadora do Laboratório de Direito e Urbanismo do programa de pós graduação em urbanismo da UFRJ, associada do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e presidia a Comissão de Direito Ambiental da OAB Friburgo até o momento. Dra. Vívian de Assis possui artigos publicados sobre a nossa cidade a respeito de temas como Plano Diretor, história urbana e a Praça Getúlio Vargas.

8. Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para Juventude: Eliana de Fátima Mafort Lopes 

É friburguense, e tem 58 anos. Eliana é assistente social graduada pela UFRJ. Atua há 34 anos no setor público e no terceiro setor, sendo 23 como servidora concursada da Prefeitura de Nova Friburgo, lotada na Secretaria de Assistência Social. Atualmente, é Gerente da Proteção Social Básica responsável pelos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município.  Trabalhou no CRIAM – Centro de Referência Integrado de Atendimento ao Menor (atual CENSE – Centro de Socioeducação); Casa da Criança e do Adolescente; Associação Pestalozzi de Nova Friburgo e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

9. Controladoria Geral: Kelle Barros Carvalho de Freitas

Nascida em Cantagalo, tem 39 anos. É servidora estatutária da prefeitura e formada em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes. Tem experiência na área contábil há 18 anos, e há dois anos e meio atua na controladoria do município.

10. Subprefeitura de Conselheiro Paulino: Batista Canutt

Mais conhecido como Tildo, ele tem 66 anos e é natural de Bom Jardim. Há cerca de 17 anos atua nesta mesma secretaria.

11. Subprefeitura de Campo Do Coelho: Robson Ray Cardoso de Oliveira

Nascido em Nova Friburgo, tem 33 anos, também administrará a área do Cardinot.

12. Secretaria Municipal de Saúde: Marcelo Murta Messeder Filho

É carioca, tem 42 anos. Marcelo é médico há 15 anos, formado pela Universidade Severino Sombra. Também tem formação em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e está cursando Direito na Universidade Estácio de Sá. Tem especialização em Políticas Públicas e Governo - IUPERJ, MBA Gestão em Saúde FGV, Medicina Intensiva, Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos - Hospital Albert Einstein. Ao longo de sua carreira profissional, já atuou no Rio de Janeiro e em São Paulo.

13. Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão: Hugo Leonardo de Carvalho

É friburguense, tem 38 anos. Após uma temporada morando na cidade de Rosario, na Argentina, e no Rio de Janeiro, retornou para Nova Friburgo em 2016/2017. Bacharel e licenciado em Psicologia, é graduando em Direito e pós-graduando em Direito Tributário. Estudou MBA em Gestão de Recursos Humanos e participou de cursos de extensão nas áreas de Recursos Humanos, Empreendedorismo, Gestão de Negócios, Educação Financeira, Direito Tributário e Liderança. Hugo de Carvalho é servidor concursado e atua desde 2018 no cargo de Fiscal de Tributos, ocupando, inclusive, a chefia da fiscalização de ISS (Imposto Sobre Serviços).

14.Secretaria Municipal de Turismo e Marketing: Maria Angélica Rocha Carmo Moreira dos Santos 

Tem 41 anos, é carioca e mora em Nova Friburgo há mais de dois anos. Com formação em Turismo e pós-graduação em Gestão em Turismo e Hotelaria, tem vasta experiência profissional, com passagens por empresas privadas, como a Varig, e também por órgão públicos, como a Secretaria de Estado de Fazenda. Maria Angélica é secretária executiva do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e servidora pública concursada da Prefeitura de Nova Friburgo, atuando na Secretaria de Turismo e Marketing desde agosto de 2019.

15. Secretaria Municipal de Cultura: Joffre Evandro Silva 

Joffre tem 56 anos e deu início à sua trajetória profissional junto à administração pública municipal em 1985. É bacharel em Música, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem MBA em Gestão de Projetos e pós-graduação em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado.

16. Secretaria Municipal de Defesa Civil: Evi Gomes da Silva 

Tem 55 anos, é natural de Ipatinga-MG e reside em Nova Friburgo há mais de 20 anos. Com bacharelado em direito, atua há 26 anos no Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, tendo trabalhado 24 anos no serviço operacional de bombeiros. Há 2 anos passou integrar a Regional de Defesa Civil Serrana. Agora, o Major Bombeiro Militar.

17. Secretaria Municipal de Serviços Públicos: Eduardo Amaral Lima Trigo

Carioca, tem 32 anos, mas mora em Nova Friburgo há 30. É servidor municipal estatutário graduado em Gestão Pública. Atualmente, cursa MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades Inteligentes pela Uninter. Atualmente, faz pós-graduação também em Gestão Pública e atua há quatro anos na área através do Coletivo União dos Moradores.

18. Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural: Marcelo da Silva Pereira

Nascido em Nova Iguaçu, Marcelo tem 38 anos. É servidor público municipal da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural há 12 anos, onde atua como engenheiro agrônomo. Além da formação superior em Engenharia Agronômica, Marcelo é mestre em Agricultura Orgânica.

19. Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra Jorge de Oliveira Freimann

Jorge tem 40 anos, é friburguense e morador de Vargem Alta, região do distrito de São Pedro da Serra. Tem vasta experiência operacional e em administração de bairros. É funcionário público municipal há nove anos, atuando sempre nas regiões do 5º e 7º distritos de Nova Friburgo.

20. Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha: Matiel Gonçalves Custodio

Matiel tem 49 anos, é natural de Teresópolis e reside em Nova Friburgo desde 2010. É servidor público municipal e há oito anos atua na Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha. Agora estará à frente desta subprefeitura do município para manutenção e conservação destes três importantes bairros da região central de Nova Friburgo.

 

LEIA MAIS

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo