Mais uma vida perdida no trânsito de Nova Friburgo

Colisão na manhã desta quarta-feira na Tere-Fri deixou uma vítima fatal. De janeiro a julho, o município contabilizou quase 450 acidentes
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
por Henrique Amorim
(Foto: Leitor via WhatsApp)
(Foto: Leitor via WhatsApp)
Um grave acidente no início da manhã desta quarta-feira, 20, na rodovia RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis) resultou na morte de um homem. Segundo o Corpo de Bombeiros, um veículo de passeio colidiu frontalmente com um caminhão na altura do Mercadão do Produtor Rural da Região Serrana (Ceasa) em Conquista, distrito de Campo do Coelho. Outro homem que viajava no veículo ficou ferido e foi socorrido no local por equipes de resgate da corporação militar. As idades de ambas as vítimas não foram informadas.

Encontro nesta semana reuniu entidades de vários setores para discutir estratégias em prol de um trânsito mais seguro e humano
Com a batida, um poste caiu na rodovia que permaneceu interditada em ambos os sentidos por mais de uma hora e depois foi liberada em meia pista com o tráfego de veículos no local sendo escoado através do sistema pare e siga. De acordo com o telejornal RJ-TV, da Rede InterTV, o motorista que morreu seguia de Teresópolis para Friburgo e desgovernou-se invadindo a pista contrária. O motorista do caminhão ainda tentou desviar, mas não conseguiu evitar o choque. 

Essa foi a segunda morte ocorrida em acidentes de trânsito no município em apenas três dias. No último domingo, 17, um motociclista de 61 anos morreu na RJ-142 (Estrada Serramar), na altura do quilômetro 15, no trecho entre os distritos de Mury e Lumiar, ao tombar a moto que pilotava. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local por volta das 14h. As causas do acidente fatal ainda são investigadas. 

(Foto: Leitor via WhatsApp)

Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, de janeiro até julho, foram registrados em Nova Friburgo 443 acidentes de trânsito, o que faz do município, infelizmente, um dos campeões em colisões em todo o Estado do Rio de Janeiro. 

Buscando soluções 

Na última terça-feira, 19, o vereador Marcos Marins (PSD) promoveu  um encontro que reuniu mais de 20 instituições para discutir como frear a violência no trânsito friburguense e buscar soluções para uma melhor mobilidade nas vias do município. A discussão ocorreu no auditório da unidade local do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Sest / Senat) e definiu um calendário de ações. 

No próximo dia 18 de setembro será realizada uma sessão específica na Câmara Municipal reunindo representantes da Prefeitura de Nova Friburgo, Governo do Estado e especialistas em mobilidade urbana. Já em 8 de outubro está prevista uma audiência pública retomando o diálogo com a sociedade civil, especialistas da área e ONGs que atuam pela educação no trânsito. Além das reuniões presenciais, o vereador abriu um formulário online para que a população friburguense possa relatar os problemas que afetam o trânsito de suas ruas e bairros, bem como sugerir soluções. O link é: https://marcosmarins.com.br/ouvirotransito/.

“Todas as propostas levantadas ao longo desse processo serão reunidas em um documento final, com a assinatura de todos os participantes — cidadãos, empresas e representantes do poder público — que será entregue ao prefeito Johnny Maycon. Trata-se de uma construção coletiva, que nasce da escuta da sociedade e se transforma em ação concreta para melhorar o trânsito de Nova Friburgo”, destacou o vereador.

Participaram do encontro no Sest / Senat, representantes do Corpo de Bombeiros, concessionárias Águas de Nova Friburgo, Rota 116 e Friburgo Auto Ônibus (Faol), além de profissionais do transporte coletivo, 11ºBPM, Secretaria Municipal de Saúde, autoescolas, Associação de Motociclistas, representantes de empresas de motoboys, Federação Nacional das Autoescolas, Instituto Mulheres pelo Trânsito e moradores de diversos bairros de Nova Friburgo.

 

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: