Disputa recorde: Nova Friburgo com 16 candidatos a prefeito em 2020

A VOZ DA SERRA reúne as principais informações que desenham o cenário eleitoral mais fragmentado que o município já viu em toda a sua história
sábado, 14 de novembro de 2020
por Marcio Madeira
O Palácio Barão de Nova Friburgo: corrida à cadeira número 1 (Foto: Henrique Pinheiro)
O Palácio Barão de Nova Friburgo: corrida à cadeira número 1 (Foto: Henrique Pinheiro)

Terminadas as convenções partidárias veio a confirmação: Nova Friburgo terá 16 chapas concorrendo nas eleições majoritárias de 15 de novembro. O número é quase o triplo dos seis candidatos a prefeito que concorreram nas últimas duas eleições, e reflete uma série de fatores que vão desde o vácuo de lideranças ao efeito cascata provocado pela perspectiva decrescente de votos necessários para se eleger, passando pelas dificuldades impostas pela Covid-19 à costura de parcerias.

Em meio a um volume tão grande de pré-candidaturas o trabalho da imprensa ganha relevância no sentido de ajudar o eleitor a acessar os benefícios da maior quantidade de opções, a partir de volume proporcional de informações confiáveis atreladas ao processo de escolha.

Ciente de sua responsabilidade, A VOZ DA SERRA reúne nesta edição tudo o que foi possível apurar até este momento com relação ao cenário eleitoral mais fragmentado em toda a história friburguense. Para a apresentação dos pré-candidatos foi obedecida a ordem alfabética.

Leia mais na coluna do Massimo.

 

1 - Alexandre Cruz – Cidadania (23)

O Cidadania oficializou a candidatura de Alexandre Cruz à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 16 de setembro. Alexandre tem 49 anos, é vereador e cumpre o segundo mandato como presidente da Câmara Municipal. Ele iniciou sua carreira política em 1992, e, além de vereador, foi também secretário de Serviços Públicos em seis oportunidades e secretário de Obras durante parte do governo Rogério Cabral. A chapa será composta pelo policial federal Felipe de Luca, e reúne também os partidos DEM, Solidariedade e Podemos.

 

2 - André Montechiari – PRTB (28)

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) oficializou a candidatura de André Montechiari à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 12 de setembro.

André Montechiari tem 43 anos e se candidata pela primeira vez a um cargo na carreira política. Ele atua como administrador de empresas há 25 anos na cidade. Até o fechamento desta edição o nome do pré-candidato a vice-prefeito em sua chapa ainda não havia sido divulgado. Da mesma forma, não havia sido comunicada nenhuma coligação partidária.

3 - Arthur Mattar – Avante (70)

O Partido Avante oficializou a candidatura de Arthur Mattar à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 31 de agosto.

Arthur tem 30 anos, é médico desde os 25 com atuação em hospitais públicos e privados da cidade, tendo sido, inclusive, diretor médico do Hospital Raul Sertã entre novembro de 2018 e maio de 2019. José Motta, ex-secretário de Turismo durante o governo Dermeval Barbosa Moreira, é o pré-candidato a vice na mesma chapa, que não fez coligações com outros partidos.

4 - Cacau Rezende – PV (43)

O Partido Verde oficializou a candidatura de Cacau Rezende à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 15 de setembro. Cacau tem 70 anos e é engenheiro civil e artista plástico. Atualmente cursa duas pós-graduações: uma em Engenharia Urbana na UFRJ e outra em Engenharia Ambiental na Candido Mendes dando prosseguimento a estudos sobre cidades e desenvolvimento urbano e social que mantém há mais de 30 anos.

Cacau é o atual presidente do Partido Verde e tem como pré-candidato a vice-prefeito o ambientalista, jornalista e professor de Filosofia Dib Curi.

5 - Claudio Damião – Psol (50)

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou a candidatura de Cláudio Damião à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 15 de setembro.

Cláudio Damião tem 59 anos, trabalhou como bancário durante 39 anos e está aposentado. Foi vereador em Nova Friburgo por dois mandatos, 2009 a 2012 e 2013 a 2016. É autor de diversas leis relacionadas a direito dos animais e ampliação da transparência, e em 2016 foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Glauber Braga. Para concorrer a vice-prefeito o partido indicou o empresário Gustavo Caldeira, de 40 anos. A chapa é apoiada também pelo PCB.

6 - Delegada Danielle Bessa – PSL (17)

O Partido Social Liberal (PSL) oficializou a candidatura da Delegada Danielle Bessa à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 13 de setembro. Danielle tem 49 anos e atua como delegada desde 1999. Formada em Direito com pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal, MBA em Gestão Pública, foi também defensora pública no estado de Minas Gerais. Ela já foi delegada titular da Delegacia da Mulher (Deam) em Nova Friburgo e se candidata pela primeira vez a um cargo eletivo. Sua chapa terá como pré-candidato a vice-prefeito o advogado e empresário Dr. Adalto Lomba, e conta com o apoio do Patriota

7 - Dr. Luis Fernando – Pros (90)

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) oficializou a candidatura de Dr. Luis Fernando à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 16 de setembro.

Luis Fernando tem 49 anos e iniciou sua trajetória como médico em 2006.

Em 2011, foi diretor da UPA e, em 2014, atuou durante nove meses como secretário de Saúde do município de Nova Friburgo. Atuou pelo SUS em Teresópolis, e em Sumidouro como diretor do hospital do município. Também foi diretor de um hospital particular por 10 anos.

Sua chapa tem o apoio de PTB e DC, e conta com a conselheira tutelar Claudia Carvalho como pré-candidata a vice-prefeita

8 - Hugo Moreno – PSTU (16)

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou a candidatura de Hugo Moreno à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 31 de agosto. Hugo Moreno tem 32 anos, é trabalhador bancário e pós-graduado em história antiga e medieval. Foi candidato a prefeito em 2016 e terá a companhia do pré-candidato a vice-prefeito Acácio Hermann, de 57 anos, técnico em mecânica e graduado em história que foi candidato a prefeito 20 anos atrás.

9 - Johnny Maycon – Republicanos (10)

O Partido Republicanos oficializou a candidatura de Johnny Maycon à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 4 de setembro. Johnny tem 35 anos e é engenheiro mecânico formado pela Uerj. Ele foi eleito em 2016 como vereador e cumpre o primeiro mandato no Legislativo, durante o qual presidiu a CPI que investigou os contratos emergenciais para fornecimento de alimentação hospitalar. O empresário Mário Sérgio Abreu é o pré-candidato a vice-prefeito na mesma chapa.

10- Juvenal Condack - PSD (55)

O Partido Social Democrático (PSD) oficializou a candidatura de Juvenal Condack à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção presencial realizada no dia 11 de setembro. Juvenal Condack, 76 anos, é empresário e produtor rural. Bacharel em Ciências Contábeis, cursou Administração de Empresas e pós-graduação em Turismo. Ele foi secretário municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão no período de 2013 a 2016. Atualmente é diretor superintendente do Instituto Fribourg - Nova Friburgo, diretor do Instituto Ibelga, vice-presidente de administração da Acianf e conselheiro da Fundação D. João VI. O médico Felipe Mafort Rohen, de 39 anos, é o pré-candidato a vice-prefeito na mesma chapa

 

11 - Lucidarlen Novaes – PMB (35)

O Partido da Mulher Brasileira (PMB) oficializou a candidatura de Lucidarlen Novaes à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 14 de setembro. Lucidarlen tem 43 anos, é bióloga licenciada pela Uerj e pós-graduada em Vigilância Sanitária e Saúde. Atua há 25 anos na área de Saúde, com análises clínicas. É a primeira vez que se candidata a um cargo político, e terá como pré-candidato a vice-prefeito o empresário Carlos Maduro, de 52 anos.

12 - Mariozam da Rádio – PTC (36)

O Partido Trabalhista Cristão (PTC) oficializou a candidatura de Mariozam da Rádio à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 9 de setembro. Mariozam Oliveira tem 55 anos e é nascido em Nova Friburgo. Ele é radialista e apresentador de TV, e na chapa terá a companhia da administradora contábil Glayce Cardinot, de 48 anos, pré-candidata a vice-prefeita.

 

13 - Renato Bravo – Progressistas (11)

O Partido Progressistas oficializou a candidatura de Renato Bravo à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 15 de setembro. Renato Bravo tem 62 anos e é o atual prefeito de Nova Friburgo. Engenheiro civil pós-graduado em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela EPPGG-IUPERJ, Renato foi vereador por dois mandatos, em 1983 e em 1992. Também já foi chefe de gabinete da Alerj, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, sub-secretário de Gestão e Infra-estrutura da secretaria municipal de Administração do Rio de Janeiro, e sub-secretário estadual de Desenvolvimento Regional. Sua pré-candidatura tem o apoio do MDB, e até o fechamento desta edição o nome do pré-candidato a vice-prefeito ainda não havia sido divulgado

 

14 - Sérgio Louback – PSC (20)

O Partido Social Cristão (PSC) oficializou a candidatura de Sérgio Louback à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção presencial realizada no dia 12 de setembro. Sérgio Louback tem 57 anos e é advogado. Ele foi eleito vereador em 2017 e, como suplente, ocupou cargo de deputado estadual entre março de 2019 e maio de 2020. Na legislatura passada chegou a assumir cadeira na Câmara Municipal da condição de suplente, e também foi secretário de Infraestrutura e Logística durante parte do governo Rogério Cabral. A empresária Márcia Carestiato completa a chapa, que tem o apoio de PL e PSDB, na condição de pré-candidata a vice-prefeita

 

15- Silvia Faltz – PT (13)

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a candidatura de Silvia Faltz à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada no dia 16 de setembro.

Silvia Klein Faltz tem 43 anos, e mora no distrito de Lumiar desde que nasceu. Trabalha com passeios turísticos em Lumiar há quatro anos, e foi presidente da Associação de Moradores do 5º Distrito. Essa é a primeira vez que ela se candidata a um cargo eletivo, e terá como pré-candidato a vice Rogério Rocha. Ele é ex-presidente da Associação de Moradores do Perissê e trabalha com vendas e  representações.

16 - Wanderson Nogueira – PDT (12)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou a candidatura de Wanderson Nogueira à Prefeitura de Nova Friburgo em convenção realizada na quarta-feira, 16 de setembro. Wanderson Nogueira tem 39 anos, é formado como professor pelo Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) e se graduou em jornalismo pela Universidade Cândido Mendes. Há cerca de 20 anos, atua como radialista, colunista e apresentador de televisão. Ingressou na vida pública em 2012, quando se elegeu vereador em Nova Friburgo. Dois anos mais tarde foi eleito o deputado estadual, cumprindo mandato até 2018.

Sua pré-candidatura tem o apoio do PSB, e o pré-candidato a vice-prefeito é o ex-vereador Gabriel Mafort.

 

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra