STF suspende julgamento sobre mandato-tampão para governo do Rio

Na retomada da sessão, nesta quinta, placar ficou em 2 a 1 para eleições indiretas
quinta-feira, 09 de abril de 2026
por Jornal AVS
(Foto: Sérgio Lima)
(Foto: Sérgio Lima)

O julgamento do processo que vai decidir qual o modelo de eleições para o mandato-tampão do cargo de governador do Estado do Rio de Janeiro foi retomado no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, na tarde desta quinta-feira, 9. A sessão, no entanto, foi interrompida ainda no início, após o ministro Flávio Dino pedir vista e anunciar que só votará depois da publicação do acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que condenou o ex-governador Cláudio Castro à inelegibilidade, no último dia 24 de março. um dia depois de ter renunciado ao cargo em cerimônia no Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio, para cumprir o prazo de desincompatibilização para se candidatar ao Senado. A ministra Carmem Lúcia prevê que o acórdão seja publicado na semana que vem. 

Em função da condenação de Castro, o tribunal determinou a realização de eleições indiretas para o mandato-tampão. A medida foi vista como uma manobra para forçar a realização de eleições indiretas, e não diretas (com voto popular). 

Contudo, o diretório fluminense do PSD recorreu ao Supremo e defendeu eleições diretas. Com a suspensão do julgamento, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Ricardo Couto, continuará exercendo interinamente o cargo de governador do estado.

Após o pedido de vista de Dino, o ministro André Mendonça, que também faz parte do TSE, antecipou seu voto sobre a questão. Mendonça disse que não houve desvio de finalidade na renúncia de Castro para concorrer ao Senado. Assim, a eleição pode ocorrer de forma indireta.

"Entendo não ser possível deduzir-se que o ato unilateral de renúncia ocorreu como burla ao julgamento que se avizinhava", afirmou. Com a antecipação do voto de Mendonça, o placar do julgamento ficou em 2 votos a 1 a favor de eleições indiretas. Não há data prevista para a retomada do caso.

No primeiro dia do julgamento, na quarta-feira, 8, o ministro Cristiano Zanin, relator do caso, decidiu a favor de eleições diretas, ou seja, com o eleitor votando na urna eletrônica. No entendimento do ministro, a renúncia do ex-governador Cláudio Castro para disputar uma vaga do Senado, foi uma "tentativa de burla" para evitar a convocação de eleições populares. 

Em seguida, Luiz Fux votou pela votação indireta; por meio da deliberação dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O STF julga uma ação na qual o diretório estadual do PSD defende eleições diretas para o comando interino do estado.
 

Entenda o caso

A eleição para o mandato-tampão no Governo do Estado do Rio de Janeiro deverá ser realizada porque a linha sucessória do estado está desfalcada. O ex-vice-governador Thiago Pampolha deixou o cargo, em maio do ano passado, para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do estado (TCE-RJ). Desde então, o Estado do Rio não tem vice-governador. 

O próximo na linha sucessória seria o presidente da Alerj, o deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil). No entanto, o parlamentar foi cassado na mesma decisão do TSE que condenou Castro e já deixou o cargo.

Antes da decisão, Bacellar também foi afastado da presidência da Casa por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele é investigado no caso que envolve o ex-deputado estadual TH Joias. Bacellar está preso preventivamente por suspeitas de envolvimento com facções criminosas que atuam no estado. (Com informações da Agência Brasil) 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: