Diabetes é tema de debate na Câmara nesta segunda-feira

Doença acomete mais de 15 mil pessoas em Friburgo, mostrou A VOZ DA SERRA na semana passada
sexta-feira, 26 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Diabetes é tema de debate na Câmara nesta segunda-feira

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo promove nesta segunda-feira, 29, uma audiência pública para debater a necessidade da elaboração e aplicação de ações e campanha de prevenção e tratamento da doença que acomete mais de 15 mil pessoas no município, conforme mostrou A VOZ DA SERRA na semana passada. A reportagem destacou os perigos da doença que é silenciosa e pode cusar uma série de complicações. O diabetes é caracterizado por um distúrbio metabólico que provoca alterações na taxa de glicose no sangue. 

A audiência será às 18h no plenário do Legislativo friburguense. Foram convidados para participar a secretária municipal de Saúde, Nicole Lessa Cipriano, a direção da Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf), Ministério Público, Defensoria Pública, médicos endocrinologistas e psicólogos particulares e da rede pública de saúde, especializados na doença, assim como cidadão com envolvimento com o diabetes.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Wellington Moreira, que é diabético e propôs a audiência pública, a intenção do encontro é trazer à tona assuntos ligados à pouca informação, dificuldade no diagnóstico e no tratamento da doença, que por ser silenciosa e com poder de levar o indivíduo à morte, já é considerada como caso grave de saúde pública. 

“Queremos nesta reunião estreitar os laços entre a Adinf, referência no combate à doença no município, e o Executivo, criar protocolos fáceis de serem seguidos e divulgados, estimular o fornecimento de insulinas mais modernas, saber o andamento do programa Hiperdia e discutir a realização de mais campanhas informativas. Outra preocupação é o aumento do número de crianças com diabetes em Nova Friburgo”, observa o vereador.

Segundo a Agência Brasil, o país é o sexto no mundo em incidência de diabetes e o primeiro na América Latina: são 15,7 milhões de pessoas adultas com a doença e a estimativa é que, até 2045, a o diabetes acometa 23,2 milhões de adultos brasileiros. Em Nova Friburgo estima-se mais de 10 mil diabéticos. 

“Sou diabético e a situação com que a doença é tratada me deixou perplexo. Espero que esta audiência inicie um novo olhar sobre o diabético e comece a melhorar o nível de informação, de diagnóstico e tratamento dessa doença que destrói a qualidade de vida do cidadão, podendo levar à morte. Vou abraçar mais esta luta, porque a saúde deve ser considerada sempre em primeiro lugar”, afirmou Wellington Moreira.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde