Dezembro Vermelho alerta para prevenção e tratamento de Aids e outras doenças

No Brasil, estima-se que existam 920 mil pessoas vivendo com o virus HIV
quinta-feira, 02 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Dezembro Vermelho alerta para prevenção e tratamento de Aids e outras doenças

Durante este mês, celebra-se o Dezembro Vermelho, campanha de conscientização para o diagnóstico e tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em razão do Dia Mundial de Combate à Aids (nesta quarta-feira, 1º), o Ministério da Saúde orienta os estados e municípios a organizarem ações de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas. 

A Aids, por exemplo, pode ser transmitida através do contato de fluidos corporais do paciente infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativos (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

No Brasil, estima-se que existam 920 mil pessoas vivendo com o virus HIV/Aids. Destas, cerca de 89% possuem o diagnóstico de HIV e 77% estão em tratamento com níveis indetectáveis para o vírus. Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou neste ano 2.434 testes rápidos de HIV, destes 1,7% resultaram reagentes. 

Em Nova Friburgo a campanha alusiva ao Dezembro Vermelho será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal IST/Aids/Hepatites Virais. As atividades começaram ontem, 1º, com a live (transmissão ao vivo) de uma palestra em parceria com o Sesc, através do canal da unidade. O tema abordado foi “Famílias e o HIV/Aids – como promover qualidade de vida” a fim de disseminar o conhecimento sobre o assunto. 

Durante todo esse mês serão promovidas ações de promoção do diagnóstico precoce, como a testagem básica na rede de saúde primária e hospitalar. No Hospital Municipal Raul Sertã, para os atendimentos de urgência, pacientes internados e funcionários da unidade, e no Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro, para funcionários, gestantes e parceiros.

No posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, os testes são realizados toda terça e quinta-feiras, das 8h às 16h. Além disso, das 9h às 15h, no próximo dia 9 haverá um ação de testagem nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de São Pedro da Serra, Olaria (2 e 3), Riograndina, Campo do Coelho, Conquista, Stucky, Cordoeira, Centenário, São Lourenço e Rio Bonito. Para a realização dos testes rápidos de HIV e sífilis, não é necessário estar em jejum ou possuir solicitação médica. Apenas levar um documento original com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

LEIA MAIS

Local, que vinha apenas servindo quentinhas, tinha normalizado atendimento ao público há uma semana

Friburgo tem hoje total de 12 pacientes intensivos e 43 em enfermarias. Testagem no Suspiro já começa com muitas filas

Pontos na Via Expressa, na UPA e em Lumiar registram longas filas; Suspiro também oferecerá testagem

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde