DER conclui obras de contenção no trecho Mury-Lumiar da RJ-142

Foi construído muro em gabião com 330 metros de extensão
sábado, 10 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A obra concluída na RJ-142 (Divugação)
A obra concluída na RJ-142 (Divugação)

As obras de estabilização de encosta na RJ-142, a Serramar, importante rodovia que liga a Região Serrana a Região dos Lagos, foram finalizadas no trecho entre Mury e Lumiar, em Nova Friburgo. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) investiu durante a execução da obra o valor de R$ 4.210.084,80.

As intervenções, reiniciadas em setembro do ano passado, contaram com a construção de um muro de contenção em gabião (constituído por malha de aço resistente) entre os Kms 9,6 e 10,1, com 330 metros de extensão. O serviço foi realizado com o objetivo de melhorar a segurança e a trafegabilidade dos veículos e usuários que passam pela rodovia.

O talude (plano inclinado que limita o aterro e tem como função garantir a estabilidade do terreno) foi recuperado e protegido com a aplicação de biomantas, que servem para facilitar o plantio em locais de alta declividade e de formação de processos erosivos, além de ajudar a manter a estabilidade do morro. A aplicação das biomantas sobre o solo serviu para ajudar também no desenvolvimento das  espécies vegetais locais, assim como no reestabelecimento do sistema de drenagem natural.

A RJ-142 possui 61 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Nova Friburgo a Casimiro de Abreu. O DER-RJ informa ainda que vem atuando também de forma preventiva na conservação e manutenção da estrada, com serviços como manutenção de asfalto, roçada (corte de vegetação alta), e limpeza dos dispositivos de drenagem, entre outros. 

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra | Trânsito