Aprovado na chamada emergencial Retomada Cultural RJ da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, a cantora e compositora friburguense Jozi Lucka lança o projeto Dentro dos teus versos, minha melodia!, idealizado durante o período de isolamento social. Durante a pandemia, a artista compôs uma sequência de cinco músicas: Era uma vez, uma vez; Francesas na mesa; Meninas d'Água; É Romã e Samba-Beijo, todas interligadas por uma poética narrativa e paisagem sonora que as integram em uma obra única. Daí nasceu a ideia de produção de um EP, de uma obra audiovisual que contasse essa história e de um show-live de lançamento.
Justamente nesse difícil período para a produção cultural, o lançamento de nova obra artística representa atividade de resistência. Com mais de 30 anos de trajetória na área, compor e cantar para Jozi é algo natural. “A música sempre foi um lugar de conforto. Depois de alguns anos como intérprete de canções dos outros eu comecei a compor as minhas músicas no violão e depois no piano. Descobri que gostava de contar as minhas histórias, do meu jeito, as minhas versões, a minha sonoridade, a minha paisagem sonora”, relatou.
Jozi não se fecha em apenas um estilo: “Eu gosto de pop, de blues, de música minimalista”, diz a artista com licenciatura em música e que coleciona trabalhos autorais como “A tristeza é uma festa”, EP que nasceu de experimentações com influências da música pop, minimalista, jazz, hipnótica e eletrônica. Jozi é produtora e autora das canções. Canta, toca violões de 12, nylon, aço, piano e synths. São quatro músicas em parceria com Nenung. Em “Arraiá do Cecília”, um projeto de residência artística em escolas Jozi compôs, arranjou e produziu o CD. A cantora lançou em 2015 o “Brinquei de inventar o mundo”, outro autoral, produzido por Moreno Veloso. Em 2012 foi a vez de “Pra te pegar em” e “Intacta”, lançamento de 2002.
“Dentro dos teus versos, minha melodia!” prevê gravação, mixagem e masterização em estúdio das músicas que integrarão o EP autoral “Língua d’Água Flor”; lançamento do EP autoral nas principais plataformas de música digital; realização de um show-live para o lançamento do EP autoral, em canal digital gratuito; lançamento do EP autoral na Rádio Comunidade FM, produção e lançamento de um clipão das músicas do EP autoral Língua d’Água Flor, em canais digitais gratuitos; realização de oficinas de criação e composição musical para músicos da região serrana. Mais informações em www.jozilucka.com.
Deixe o seu comentário