Defesa Civil segue mobilizada para atender população atingida pelas chuvas

Doações podem ser entregues nos CRAS de Friburgo, de segunda a sexta
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Árvore no Rio Cônego (Foto do leitor Alexandre Savino)
Árvore no Rio Cônego (Foto do leitor Alexandre Savino)

Nova Friburgo amanheceu na última terça-feira, 8, com vários trechos inundados, após uma madrugada de chuvas torrenciais. A Secretaria Municipal de Defesa Civil anunciou que a cidade está em estágio de alerta. Segundo a prefeitura, a precipitação maior chegou a 143 milímetros, registrados no Cardinot, quantidade esperada para o mês inteiro. 

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre  meia-noite e meio-dia choveu cerca de 114mm em Nova Friburgo. A Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) seguem mobilizados, atuando em várias frentes, para prevenir e minimizar danos causados pelas precipitações em todo o Estado. 

A Sedec-RJ monitora as condições meteorológicas, hidrológicas e geológicas, alertando os municípios sobre os riscos de deslizamentos e inundações. A secretaria também apoia as cidades afetadas quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal. 

Em Nova Friburgo, agentes da Defesa Civil Estadual entregaram, nesta sexta-feira, 11, 145 itens de material de ajuda humanitária, incluindo colchões, travesseiros, fronhas, lençóis e cobertores, para a prefeitura. A secretaria está em contato permanente com as autoridades e à disposição em caso de necessidade.

Faça parte da corrente de solidariedade ajudando as famílias afetadas pela chuva 

As fortes chuvas que atingiram o Município esta semana trouxeram, como consequência, a interdição de algumas casas que foram consideradas ameaçadas pela Secretaria de Defesa Civil. Com isso, oito famílias ficaram desabrigadas, totalizando 29 pessoas nesta condição e outras cinco desalojadas.

As famílias estão acolhidas em dois pontos de apoio, um na antiga sede da Casa de Acolhimento Institucional Vila Sorriso (CAIVS) em Mury, e outro na Estação Rio Grande, em Riograndina.

Quem tiver interesse em ajudar essas famílias, pode colaborar com doações de toalhas de banho, produtos de higiene pessoal (sabonete, escova, pasta de dente, etc),m lençol, roupas de uso pessoal, cobertor, travesseiro e água. As doações podem ser entregues nos CRAS da nossa cidade, no período das 09 às 17h, de segunda à sexta.

Para mais informações, entre em contato com um dos CRAS da cidade: CRAS Centro -  99225-1333 / 2528-7274; CRAS Olaria -  99251-8730 / 2523-2414; CRAS Campo do Coelho - 99208-3576 / 2543-1414; CRAS Conselheiro Paulino - 99781-8124. 

Previsão do tempo 

Segundo o Climatempo, há condições de novos temporais e de chuva volumosa na Região Serrana até o fim da semana.  Acompanhe em tempo real, os núcleos de chuva se aproximando (ou não) de Friburgo em (www.climatempo.com.br/alerta-rio/radar). 

Sábado, 12 

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 16º graus celsius e máxima de 23ºC, com 90% de chances de chuva.  

Domingo, 13

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Mínima de 16º graus celsius e máxima de 23ºC, com 90% de chances de chuva. 

Segunda, 14

Sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 15º graus celsius e máxima de 24ºC, com 90% de chances de chuva. 

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra