Crescente Gastronomia: constante evolução desde 1990

Em um amplo casarão dos anos 40, restaurante oferece cardápio autoral com toque gourmet e carta de vinhos
sexta-feira, 05 de agosto de 2022
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
Crescente Gastronomia: constante evolução desde 1990

“O Crescente construiu uma história de empreendedorismo baseada em paixão e resgate de culturas familiares, que se desenvolve há 32 anos em Nova Friburgo. Digo ‘se desenvolve’ por acreditar que aperfeiçoar a própria competência num ofício é programa para uma vida. Daí a escolha da marca — Crescente — que em um de seus diversos significados está o sentido da evolução que nos move”, descreve o sócio-proprietário do restaurante, Vitor Rodrigues (abaixo). 

Essa história familiar envolve a rotina da sócia-proprietária e chef de cozinha Carla Carvalho, que começa o dia com visita diária aos mercados em busca de ingredientes para oferecer uma culinária de sabores frescos e visual que impressiona. As pesquisas de Ruan Rodrigues, formado em enologia e responsável pelos vinhos, resultam na carta de uma adega distinta e original, que provoca os sentidos dos clientes. 

“Toda a equipe é profundamente envolvida com seu trabalho, agarrada às suas ferramentas, obcecada pelas minúcias de sua atividade, o que contribui para tantas inovações”, ressalta Vitor.

Cercado por um belo jardim que ressalta o ar campestre, típico da serra, o casal Carla Carvalho (abaixo) e Vitor Rodrigues cuida pessoalmente de todos os detalhes e etapas do serviço. Em enquetes realizadas pela mídia especializada em gastronomia, frequentemente indica o Crescente como o melhor ou um dos melhores de Nova Friburgo e região.

“Nosso trabalho não se restringe à venda de refeições. Nos dedicamos a satisfazer desejos e proporcionar felicidade, momentos especiais. Hoje, várias gerações de clientes, de estados e municípios diversos, nos frequentam, cada qual com um laço afetivo particular. Habitamos um imóvel antigo, clássico dos anos 40, que guarda muita história e tem um valor arquitetônico considerável. Portanto, sua preservação é uma questão da qual não abrimos mão.

A cidade que se preocupa com desenvolvimento humano protege seus patrimônios históricos, não permite abandono e má utilização, ao contrário, valoriza sua história. É no que acreditamos”, diz Vitor.

Respeito e  preservação

Os cuidados com o entorno do restaurante é um compromisso assumido desde sempre pela família. Há 30 anos, por exemplo, Vitor e Carla plantaram uma bela árvore — a mais frondosa da Praça do Suspiro, que dá flores alaranjadas. Ao perceber que no ponto de ônibus em frente à casa, os passageiros aguardavam os veículos, em pé, por falta de banco, providenciaram o assento.  

“O que quero dizer com isso é que nossa presença aqui não se restringe a manter um restaurante, um “negócio” que visa apenas emprego e renda. É da nossa natureza ir além. Nos preocupamos com a coletividade e esse trabalho é desenvolvido por um grupo formado por cidadãos proprietários de cinco empresas: Crescente, Doces Sader, Teleférico, Hotel Dominguez Plaza e os restaurantes Alecrim/La Bamba. 

Pagamos um valor mensal à Associação Comercial (Acianf) que cuida da administração da praça, contratando serviços como jardinagem, manutenção e o que mais for preciso para manter o local limpo e agradável. Essas ações demonstram o comprometimento deste grupo pelo espaço que ocupamos e que nos motiva a não só cuidar mas embelezar o que nos cerca. 

O painel que encomendei ao muralista Robson Sark para a lateral do muro que separa nosso restaurante do terreno vizinho, é o mais recente exemplo do que estou falando. A pintura é uma homenagem ao antigo morador desta casa, que adorava flores e cultivava amores-perfeitos na frente do jardim. Quando alguém parava para admirar os canteiros, ele presenteava a pessoa com uma flor. Daí o motivo da pintura, de uma mão oferecendo uma flor. É o que costumo dizer: essa rua tem muita história”, comenta Vitor. 

Ruan (acima) completa: “Esse sentimento de coletividade, da boa vizinhança, reverbera como algo positivo para toda a cidade, porque o centro de Nova Friburgo, como um bairro, é mais residencial, benquisto por todos, moradores ou não. Ao contrário de outras cidades, onde os centros costumam ser puramente comerciais,  quando as lojas encerram as atividades, tudo vira um breu. Aqui, quando anoitece, a vida continua, com pessoas circulando na praça, conversando nos pontos de lazer como na Fonte do Suspiro, frequentando os restaurantes, bares. 

Toda essa movimentação é sinônimo de um bairro saudável. Já fomos moradores da General Osório e hoje somos comerciantes, estamos aqui há décadas. Quer dizer, há uma memória afetiva muito forte de nossa parte por essa rua, essa praça, essa gente que está aqui há tantas gerações. Por tudo isso nos sentimos comprometidos em preservar um patrimônio que já existia muito antes de nós chegarmos”.

Serviço

Restaurante CRESCENTE

Rua General Osório 21- Centro

www.crescentegastronomia.com.br

Instagram: @crescentegastronomia

Facebook: crescente gastronomia

Tel. (22) 2523 4616

 

LEIA MAIS

Iniciativa é do Polo Gastronômico e Cervejeiro de Nova Friburgo

João Vieira foi ao Amapá representar o Estado do Rio com mais 2 candidatos e se torna o mais novo embaixador da categoria

Brindes, ordem para encher os copos e mornas são alguns dos diferentes costumes de apreciar a bebida

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Gastronomia