Corrida virtual para mulheres desafia atletas de todo o Brasil e em Friburgo

Calendário todo alterado e opções de provas on-line: o “novo normal” para os atletas
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
por Vinicius Gastin
Corrida da Mulher foi a única promovida em Nova Friburgo, dias antes do início do isolamento social
Corrida da Mulher foi a única promovida em Nova Friburgo, dias antes do início do isolamento social

Elas correspondem a uma fatia significativa dentre os praticantes das corridas de rua. Em Nova Friburgo, por exemplo, as assessorias e equipes de atletismo são compostas por dezenas de mulheres, e até mesmo uma prova específica para essas atletas é promovida anualmente no município. Não apenas as friburguenses, mas as corredoras de todo o Brasil e outras partes do mundo terão a opção de participar de uma corrida virtual, adaptando as limitações trazidas pela pandemia em relação aos eventos desportivos.

A Girls Run será um desafio de 15 quilômetros, em que as atletas ganharão brindes e poderão ser premiadas de acordo com o desempenho. As inscrições abertas para atletas de qualquer parte do planeta seguem abertas até o próximo dia 30.

Há duas opções de kits, sendo que um deles dá direito a camisa, batom, medalha de participação e certificado de conclusão dos 15 quilômetros. O segundo possui todos os componentes do primeiro, exceto a camisa.  As corredoras com dez melhores tempos receberão troféus.

As inscrições começaram no dia 18 de agosto, e seguem até o final deste mês pelo site corridao.com.br. A data limite para envio dos dados, com a comprovação do cumprimento da prova também é o próximo dia 30. As vagas são limitadas.

Iniciativas em Nova Friburgo

As mulheres friburguenses que optarem por participar do evento irão reforçar a tendência, já colocada em prática por algumas vezes em Nova Friburgo. Uma das primeiras iniciativas de prova on-line foi a Corrida e Caminhada de Isolamento, atraindo 50 pessoas inscritas, das quais 28 participaram. De acordo com o educador físico e nutricionista Felipe Monnerat, organizador do evento, foram arrecadados cerca de 18 quilos de alimentos, 50 unidades de álcool em gel e luvas. Todo o material foi repassado para a Cruz Vermelha de Nova Friburgo, responsável por fazer as doações chegarem às famílias beneficiadas.

Pouco tempo depois, em maio, a Associação de Corredores Friburguenses promoveu a Corrida é Vida – Virtual Run, com o regulamento todo adaptado aos cuidados necessários para o período de pandemia. Em um espaço de cinco dias, os corredores tiveram que concluir o percurso de cinco quilômetros. Foi permitido repetir o trajeto mais de uma vez, e escolher o melhor tempo para concorrer.

Um dos percursos fixos reeditou o antigo Desafio do Loft. Nele, os corredores largaram na altura da Ponte do Arco, seguem em direção ao Paissandu, voltaram até a ponte, entraram pela rua do campo do Friburgo, passaram pela Rua Farinha Filho e sobem o bairro Suíço. Cada chegada foi fixada com um marco, registrado através de um aplicativo utilizado por cada corredor. Um grupo virtual foi criado, onde esses tempos foram colocados para formar a classificação final. No caso da prova livre, também de cinco quilômetros, foi possível escolher o quintal de casa, uma rua próxima ou mesmo em esteira.

Com a pandemia e a impossibilidade de promover eventos esportivos coletivos, todo o calendário municipal foi alterado. No caso do Circuito Friburguense de Corridas, Copa Brasil 100K e a Meia Maratona foram adiadas e a futura realização depende do cenário a ser desenhado. Apenas a Corrida da Mulher, a primeira do circuito, foi promovida, e logo naquela semana teve início o isolamento social. Alguns eventos já foram oficialmente cancelados, alterando assim o número de provas que irão integrar o Circuito de Corridas em 2020.

“A gente tinha previsto a prova de 100 quilômetros para abril e estávamos ansiosos. Era uma seletiva para o Mundial de setembro, e temos diversas pessoas da nossa cidade que teriam condições de conquistar vagas. Se houver melhoras, ele vai acontecer, do contrário, teremos que escolher um caminho, de cancelar ou adiar para um calendário de segundo semestre, que será bastante apertado”, reforça José Augusto Theodoro, presidente da Ascof.

Outra prova tradicional - bastante querida por atletas de Nova Friburgo - que se adapta a nova realidade é a Maratona do Rio. A organização da corrida divulgou os detalhes sobre o regulamento e benefícios para quem desejar manter a inscrição. O evento será realizado por meio do aplicativo Running Heroes (disponível para downloads nas lojas Apple e PlayStore), e a prova estará disponível para ser corrida entre os dias 9 e 12 de outubro, no trajeto escolhido pelo atleta. A cada quilômetro percorrido uma quantia em dinheiro será doada à Fundação Oswaldo Cruz para viabilizar tratamentos e formas de prevenção à Covid-19.

Os corredores inscritos para a prova poderão optar entre disputar a edição virtual ou transferir sua participação para 2021, 2022 ou 2023. Aqueles que escolherem pela corrida on-line terão acesso a um conjunto de benefícios e desconto na próxima inscrição, de acordo com a categoria escolhida para 2020.

LEIA MAIS

Inscrições já podem ser feitas no site do evento para as distâncias de cinco e 21 quilômetros

Maior corrida de rua da América Latina contou com cerca de 35 mil atletas

Evento internacional vai classificar atletas para o Campeonato Mundial deste ano

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: corrida