Nesta semana, a Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, promove a vacinação de reforço contra a Covid-19 em pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.
Em Nova Friburgo, durante a primeira fase da campanha de vacinação, esse público recebeu a dose única da Janssen para facilitar o processo de imunização, já que, na época, essa vacina exigia apenas uma aplicação. Agora, com a necessidade da dose de reforço em toda a população, o grupo também recebeu o imunizante destinado a essa fase.
Na última segunda-feira, 14, dez pessoas receberam a vacina de reforço na primeira ação das equipes. A ação continuará sendo promovida nas ruas em busca desses cidadãos com o objetivo de oferecer a capacidade imunológica contra a Covid-19, e assim, protegê-los contra o vírus.
Vacinação pediátrica
Hoje, 17, a vacina contra a Covid-19 também será oferecida para as crianças com mais de 6 anos, sem comorbidades (doenças crônicas) ou deficiência permanente. Também haverá vacinação com doses da Pfizer pediátrica a todas as crianças entre 5 e 11 anos que são do grupo de risco. A Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Imunização, reforça a necessidade dos pais ou responsáveis, que acompanham as crianças no momento da vacinação, levarem a carteirinha de vacina do menor, estando com todos os documentos necessários em mãos (como CPF, RG ou certidão de nascimento, cartão do SUS e comprovante de residência).
Quarta dose para imunossuprimidos
Nesta semana, a Prefeitura de Nova Friburgo também promove a imunização da quarta dose para os imunossuprimidos (pacientes com câncer ou doenças autoimunes) que já têm quatro meses desde a terceira aplicação, conforme preconiza o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já o reforço com terceira dose será ampliado nesta semana para todos que tomaram a segunda aplicação até 31 de outubro.
Segunda dose e repescagem da primeira
A segunda dose também será oferecida nesta semana a todos os friburguenses que ainda não completaram essa etapa do esquema vacinal, assim como também será ofertada repescagem de primeira dose para a população que ainda não recebeu nenhum imunizante.
Onde se vacinar
As doses estarão disponíveis nos ginásios esportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; nos postos de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e na Uerj, que funciona na Fábrica Filó, no bairro Vila Amélia, das 9h às 15h. Já nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Lumiar, São Pedro de Serra, Vargem Alta, Mury, Amparo, Campo do Coelho, Centenário, Riograndina, Olaria (II e II), Stucky, Varginha e Nova Suíça, a campanha acontecerá das 9h às 13h.
A vacinação pediátrica hoje, 17, acontecerá somente nos ginásios de Conselheiro Paulino e do bairro Cordoeira; nos postos de saúde de Olaria e São Geraldo, e na Uerj, das 9h às 15h. Amanhã, 18, será oferecida, somente na Uerj, das 9h às 15h, a primeira dose da Pfizer para adolescentes, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), primeira dose da Astrazeneca para a população acima de 18 anos, segundaª dose da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer para a quem está com doses marcadas ou atrasadas, e reforço da Janssen para a população acima de 18 anos que tomou a dose única.
Deixe o seu comentário