O Estado do Rio de Janeiro teve sua primeira morte por varíola dos macacos. O óbito ocorreu em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A vítima, segundo a Secretaria estadual de Saúde (SES), é um homem de 33 anos que morreu na manhã desta segunda-feira, 29. O paciente estava internado no Hospital Ferreira Machado.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, ele apresentava baixa imunidade e comorbidades que agravaram o quadro. O paciente apresentou complicações e precisou ser transferido para leito de UTI no dia 19. A pasta está monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente. Nenhuma delas apresentou sinais e sintomas de infecção pelo vírus.
Até esta terça-feira, 30, o Estado registra um total de 632 casos confirmados da doença - 21 nas últimas 24 horas. Cinco deles estão da Região Serrana: um em Teresópolis (25 de julho), um em Friburgo (15 de agosto) e o terceiro em Petrópolis (dia 19 passado). Os municípios dos outros dois casos não foram divulgados pelas respectivas prefeituras.
Há ainda, no estado, 484 casos em investigação, sendo 62 considerados prováveis. Do total de 1.952 notificações da doença até agora, 774 foram descartadas.
Segundo as secretarias municipais de Saúde, o paciente de Petrópolis é um homem de 45 anos que contraiu a doença em outra cidade e o de Friburgo, um homem na faixa etária de 50 a 59 anos. Teresópolis não divulgou detalhes sobre o caso de lá.
A epidemia começou na Europa, no fim de abril. No Brasil, o primeiro caso foi confirmado no Distrito Federal, no início de julho.
Deixe o seu comentário