Começa a retirada de tocos mortos dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas

Serviço deve durar pelo menos quatro semanas
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Defesa Civil, Serviços Públicos e Fundação Dom João VI, com o apoio da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana iniciaram nesta segunda-feira, 27, a retirada dos tocos dos eucaliptos mortos na Praça Getúlio Vargas. As árvores que serão retiradas estão numeradas. A operação com máquinas e tratores chamou a atenção de pedestres que passavam pela praça e superou as expectativas da prefeitura. A ação é resultado de uma autorização emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e é um dos compromissos firmados pelo Termo de Ajustamento de Conduta - TAC 02/2015, assinado entre a prefeitura e o Ministério Público Federal.

No último dia 10, a empresa Move Terra, responsável pelo trabalho, apresentou o projeto de execução ao Grupo de Trabalho e de Acompanhamento do TAC. Durante o encontro, os representantes da empresa detalharam o projeto técnico com as etapas da ação. As intervenções na praça são realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, mas a empresa e prefeitura estudam estender aos fins de semana, buscando reduzir impactos no trânsito. Todo o trabalho deve durar aproximadamente quatro semanas, dependendo de fatores externos, como condições climáticas, por exemplo. Também estão sendo podados galhos de demais árvores da praça.  

As intervenções começaram pelo lado ímpar da Praça Getúlio Vargas, que possui menos tubulações e redes. Por segurança na movimentação de maquinário, todo o trecho entre a Rua Dante Laginestra e Rua Ernesto Brasílio foi fechado e a Rua Ernesto Brasílio está com a mão invertida entre a Rua José Eugênio Muller e Praça Getúlio Vargas. A etapa seguinte compreenderá o trecho entre as ruas Ernesto Brasílio e Galeano das Neves e o sentido da Rua Ernesto Brasílio será normalizado. O ponto de táxi da praça será recuado.  

Para proteção do mobiliário, alguns itens como bancos, lixeiras e plantas foram retirados e serão recolocados após o término do serviço.  Após a remoção dos tocos mortos o solo será preparado para receber novas mudas do eucalipto robusta. As raízes e tocos removidos serão descartados em um aterro licenciado.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: