Ciep em Conselheiro passará por completo processo de reformulação

Unidade foi uma das 50 escolhidas em todo o Estado do Rio para ganhar novas estruturas físicas e pedagógicas
sexta-feira, 10 de junho de 2022
por Wanderson Nogueira
Ciep em Conselheiro passará por completo processo de reformulação

O Ciep Luiz Carlos Veronese, no distrito de Conselheiro Paulino, foi um dos 50 escolhidos em todo o Estado do Rio para passar por um completo processo de reformulação, através do projeto E-Tec, Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades.A informação é de Wanderson Nogueira em sua coluna "Observatório". Os 50 cieps escolhidos terão novas estruturas físicas e pedagógicas.

Escola TEC
Atualmente, Nova Friburgo conta com apenas com um Ciep. O Glauber Rocha, também no distrito de Conselheiro Paulino, foi descontinuado e abriga, atualmente, a unidade regional do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Já o Licínio Teixeira, em Olaria, serve a municipalidade e ao polo Cederj. Na Região, Serrana, ainda foram contemplados mais dois cieps, o de Cachoeiras de Macacu e o de Cantagalo.

IDH
Segundo o Governo do Estado do Rio, a escolha desses cieps para reformulação tomou como base o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das localidades com maior vulnerabilidade social. A maioria dos 50 escolhidos fica na Região Metropolitana, notadamente capital, São Gonçalo e Nova Iguaçu.

Distribuição de chromebooks
Entre os recursos tecnológicos empregados no projeto estão a distribuição de mais de 24 mil chromebooks, sistemas de monitoramento por câmera, conexão à internet de alta qualidade, lousa digital e área destinada às atividades de produção audiovisual, robótica e salas makers. Todas as unidades E-Tecs serão sustentáveis e receberão painéis solares e lâmpadas de LED, além de reuso de água, coleta seletiva de lixo e horta comunitária.

LEIA MAIS

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Valem projetos de pesquisa de estudantes dos ensinos fundamental II, médio e técnico das redes pública e privada de ensino

Objetivo é garantir destinação de verbas vinculadas, sem possibilidade de transferência para outras contas do tesouro municipal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação | obra