Cidade iluminada aumentou a autoestima dos friburguenses

Celebração do nascimento de Jesus renova a fé e reaviva a esperança em um novo tempo
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
Cidade iluminada aumentou a autoestima dos friburguenses

O espírito natalino tomou conta de Nova Friburgo com a inauguração da decoração especial de Natal — realizada através de parceria pública privada —, atraindo a atenção do público que expressou sua admiração pelo conjunto da obra.

Sentimentos à flor da pele, devido aos dois últimos anos vividos sob a ameaça da pandemia pela Covid-19, moradores e visitantes resgataram a alegria de compartilhar, presencialmente, a data natalícia: cercados de luzes, cores, envolvidos pela atmosfera de amor ao próximo, calou fundo no coração das pessoas a crença em dias melhores no próximo ano. 

Este foi o presente que a população friburguense recebeu da Parceria entre o poder Público e o Privado (PPP), com a união do Sesc, Sincomércio e Prefeitura Municipal. Segundo a Secom, a decoração na fachada da sede do Executivo foi resultado de uma parceria com a Stam Metalúrgica, e o material de iluminação adquirido pela Secretaria de Turismo (mangueira de led, refletores e pingentes) foi destinado à ornamentação de distritos e bairros como Lumiar, São Pedro da Serra, Olaria, Paissandu, Conselheiro Paulino, Riograndina, Amparo, Praça do Suspiro e Casa do Papai Noel, na Praça Dermeval.

Na opinião de Braulio Rezende, presidente da CDL e do Sincomércio — que solicitou um projeto de Natal para Nova Friburgo à Fecomércio, que, por meio do Sesc RJ, decorou e iluminou a Avenida Alberto Braune e as praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira —, enfeites, luzes e eventos natalinos trazem vantagens incontestáveis para a cidade: 

“Com essa iniciativa, logramos criar um clima alegre nas ruas, com intensa programação cultural durante todo o mês de dezembro, animando moradores e turistas, além de ajudar a movimentar as lojas e a economia local”, avaliou. Entre as atrações que já se apresentaram no palco montado na Dermeval, tivemos bandas de música, grupos de dança e folias de reis. O mapping foi um espetáculo à parte, que encantou o público com sons, cores e imagens desenhadas na fachada da Catedral São João Batista.

“Essas ações, que normalmente geram efeito muito positivo, neste momento se tornam ainda mais importantes. Enfrentamos quase dois anos de luto, distanciamento e restrições de várias ordens, que nos afetaram financeira e emocionalmente. Então, pensamos que este Natal precisava ser especial, levar a marca do renascimento, do recomeço, de um tempo mais feliz, em que voltaremos a confraternizar e festejar a vida”, acentuou Braulio. Confira alguns depoimentos sobre a decoração e a atmosfera festiva da cidade: 

Tânia Montechiari

“Fiquei encantada com a decoração. A TomTom, minha neta, me chamou para fazer um tour em Friburgo,  e ficamos encantadas com o “espírito de Natal” que reina nas praças. Assistimos ao coral dos Arautos do Evangelho e tiramos várias fotos da árvore principal e da bola instalada na Praça Getulio Vargas. Comentamos como a decoração nos tocou. Muito lindo sentir o que emanava das luzes, das cores, das pessoas que nos cercavam. Depois, minha neta me convidou para assistir ao mapping na Catedral. Ficamos emocionadas em ver a quantidade de pessoas assistindo e exclamando diante de tanta beleza. 

Havia muita gente em todo o lugar e compartilhamos nossa emoção com uma família recém-chegada do Rio, que interagiu conosco dizendo que o que estávamos assistindo validava a certeza de terem feito a escolha certa, ao vir para Friburgo. E juntos, confraternizamos. Foi realmente lindo. Considero esses momentos marcantes. Essa é a cidade que conhecemos e na qual gostamos de viver. Desejo que essas luzes iluminem nossos corações e mentes por todo o próximo ano. Trazendo saúde e paz para todos que vivem nesse lugar maravilhoso chamado Nova Friburgo.”

Suely Ferreira

“Ao sair para dar uma volta à noite, pelo Centro, me deparei, surpresa, com a decoração da cidade deste ano. Fiquei encantada! Há anos não vejo essa cidade tão bem enfeitada, tão bonita. Vi muita gente tirando fotos da prefeitura, admirando as luzes, as cores e a criatividade. Só mesmo algo assim é capaz de levantar nossa autoestima nesse momento tão difícil. E começar um ano envolvida por esse alto astral nos faz acreditar e ter esperança de que viveremos um novo tempo, com mais paz, saúde e prosperidade. Parabéns a todos os envolvidos nessa parceria que nos deu esse belo presente!”. 

Leonardo Rangel

“Eu achei muito bacana a atitude do empresariado, que se uniu para patrocinar essa decoração. Há muitos anos não vemos a nossa cidade tão bonita. Em tempos de pandemia e de tanto sofrimento para milhares de famílias, essa decoração trouxe alento e alegria para povo e esperança em dias melhores. Feliz Natal para todos!”

Débora Ventura Coutinho

“O sentido do Natal, para a grande maioria de pessoas, tem cunho religioso, celebra o nascimento de Jesus. Isso nos remete à boa vontade, ao perdão, à paz e ao amor. Esse é o espírito natalino que nos enche de esperança e que eleva nossa autoestima através dos bons sentimentos.

Essa data me lembra doces momentos de família reunida, casa cheia, risos, brincadeiras, reunião, crianças, saudades e muita alegria! Hoje, após vários anos morando fora do Brasil, cá estou novamente no seio da família, passeando por nossa cidade tão belamente enfeitada e repleta de comemorações. O perfume do Natal já começa a penetrar em nossos lares e tudo, enfim, parece assim, simplesmente mágico! Como se diz em inglês: ‘It’s the most wonderful time of the year!’”

José Motta

“O Natal sempre transforma as pessoas, basta andar pelas ruas para ver essa magia contagiante que não poupa ninguém. A decoração natalina, com todas as luzes e árvores de Natal, nos faz virar criança, com um largo sorriso no rosto, esperando pela chegada de Papai Noel.”

 

LEIA MAIS

De acordo com Braulio Rezende, enfeites, luzes e eventos culturais nas ruas ajudaram no bom desempenho do setor

As regras válidas para lojas físicas são diferentes do comércio online

Pessoas em situação de rua assistidas pelo município ganharam de presente panetone e apresentação de coral

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Natal