Na última quinta-feira, 23, o chafariz do Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, voltou a funcionar, deixando o Centro da cidade ainda mais bonito. O chafariz da Praça Getúlio Vargas também foi reformado e religado na noite do último dia 15.
Ambos os equipamentos, que estavam há alguns anos sem receber atenção, passaram por reparos importantes. O da Getúlio Vargas teve suas tubulações seladas, foi impermeabilizado e recebeu pintura interna na cor azul, para dar aparência de piscina à água. Também foi feito o plantio de mudas de flores como hortênsias e beijos em seus canteiros. A iniciativa teve o apoio de empresários friburguenses, segundo a prefeitura.
Já o chafariz da Praça Dermeval teve os reparos a cargo da Secretaria Municipal de Obras iniciados no fim de novembro. Foram feitos serviços de hidráulica para pôr fim aos vazamentos e substituídas as placas de granito do revestimento.
Diferentemente da Praça Getúlio Vargas, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1972, a Praça Dermeval não é tombada, e sim apenas alguns imóveis nas suas imediações, como os prédios da Usina Cultural, do Willisau Center e do Instituto de Educação (Ienf), além da Catedral São João Batista, protegidos por decreto municipal desde 2012. O Ienf e a Catedral também são tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado do Rio (Inepac).
Deixe o seu comentário