De acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, as vacinas se esgotaram na cidade antes do previsto por causa do grande volume de moradores de municípios vizinhos que procuraram o Rio para se imunizar contra a Covid-19.
Segundo informações do site Agência Brasil, a prefeitura carioca havia anunciado, no início da semana, que tinha estoque de vacinas para atender pessoas com 75 anos, o que aconteceria até este sábado, 13, segundo o calendário divulgado. No entanto, na última quinta-feira, 11, a Secretaria Municipal de Saúde informou a suspensão da imunização.
Segundo o secretário, pelo menos 42 mil pessoas das cerca de 470 mil vacinadas vieram de municípios como Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói. Há a suspeita ainda de que moradores de município de outras regiões do estado, entre elas a região serrana, tenham ido se vacinar na capital.
“Inicialmente, a gente achou que era um erro de planejamento, que a gente tinha um grupo de pessoas nessa faixa etária maior do que se esperava. E hoje a gente viu que não era isso. São 42 mil pacientes que foram vacinados de outros municípios. A migração ocorreu porque o Rio de Janeiro está com uma faixa etária mais baixa na vacinação”, disse Soranz.
O secretário disse ainda que será preciso elaborar um novo planejamento para os municípios da região metropolitana. Soranz, afirmou ainda que, como o Sistema Único de Saúde é público e universal, não faz sentido pedir comprovante de residência de quem deseja ser imunizado.
Deixe o seu comentário