Casos de Covid provocam baixas em unidades de saúde de Friburgo

UPA e ESFs são afetadas. Com 11 infectados, Smomu é o 5º órgão a interromper atendimento, depois de Meio Ambiente, Procuradoria, Finanças e Subea
segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A Prefeitura de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A Prefeitura de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Com o aumento da contaminação por Covid-19 nos últimos dias, Nova Friburgo vem registrando uma baixa de alguns profissionais da Saúde, infectados com o vírus. A maioria desses profissionais em questão trabalha na linha de frente no combate à pandemia e, seguindo os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, precisam ser afastados das suas atribuições. 

Nesta segunda-feira, 17, a  profissional que estava designada para atendimento no ponto de triagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Conselheiro Paulino testou positivo para a Covid-19. A UPA não foi fechada, mas a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou outro profissional para substituí-la.

Também a médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Lumiar, que também estava dando suporte em São Pedro da Serra enquanto o médico do 7º distrito está de férias, positivou para a Covid-19. O médico da unidade de Stucky, que presta apoio na subunidade de Boa Esperança, também registrou a infecção. Segundo a prefeitura, como esses são profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, não há outros médicos para substituí-los durante o período dos atestados (sete  a dez dias). 

Sendo assim, segundo a prefeitura, nessas ESFs haverá atendimento da enfermagem e dos técnicos para a população. Em caso de situações mais graves, os pacientes serão encaminhados ao Centro, conforme já seria feito, já que a unidade básica não tem em sua competência o atendimento a urgências.

Órgãos também afetados

A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana não terve expediente nesta segunda-feira, 17, em função de 11 funcionários terem testado positivo para Covid-19. Eles já estão cumprindo isolamento.  A sede da Smomu passará por uma sanitização e reabrirá normalmente na terça-feira, dia 18, com total segurança para cidadãos e servidores.

O órgão de trânsito é o quinto da Prefeitura de Nova Friburgo  a ter sua atividades paralisadas em função da doença. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e a Procuradoria-Geral da Prefeitura de Nova Friburgo ficaram fechadas para atendimento ao público na última quarta-feira, 12, em função de alguns servidores terem testado positivo para Covid-19.

Após a prefeitura promover testagem em massa para os funcionários, dez servidores tiveram os exames positivados, sendo cinco em cada pasta, e todos eles já estão cumprindo isolamento. Além disso, foi realizada a sanitização dos locais pela Cruz Vermelha. Em ambos, o atendimento ao público foi restabelecido nesta quinta, com total segurança aos contribuintes.

Nesta quinta-feira, 13, a Secretaria de Finanças também suspendeu temporariamente o atendimento ao público, de forma preventiva, após confirmar quatro casos de Covid-19. Assim como nos outros setores citados anteriormente, os funcionários positivados estão cumprindo isolamento e a Cruz Vermelha fará a sanitização no espaço.

Na sexta, 14, foi a vez de a Subsecretaria do Bem-estar Animal informar que  o setor também fechou, após alguns funcionários testarem positivo para Covid-19. 

 

 

LEIA MAIS

Após 390 dias no cargo, desde o governo passado, ela sai alegando motivos pessoais e de saúde

Sessão também contará com os votos dos demais membros

Local, que vinha apenas servindo quentinhas, tinha normalizado atendimento ao público há uma semana

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo