Com o aumento da contaminação por Covid-19 nos últimos dias, Nova Friburgo vem registrando uma baixa de alguns profissionais da Saúde, infectados com o vírus. A maioria desses profissionais em questão trabalha na linha de frente no combate à pandemia e, seguindo os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, precisam ser afastados das suas atribuições.
Nesta segunda-feira, 17, a profissional que estava designada para atendimento no ponto de triagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Conselheiro Paulino testou positivo para a Covid-19. A UPA não foi fechada, mas a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou outro profissional para substituí-la.
Também a médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Lumiar, que também estava dando suporte em São Pedro da Serra enquanto o médico do 7º distrito está de férias, positivou para a Covid-19. O médico da unidade de Stucky, que presta apoio na subunidade de Boa Esperança, também registrou a infecção. Segundo a prefeitura, como esses são profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, não há outros médicos para substituí-los durante o período dos atestados (sete a dez dias).
Sendo assim, segundo a prefeitura, nessas ESFs haverá atendimento da enfermagem e dos técnicos para a população. Em caso de situações mais graves, os pacientes serão encaminhados ao Centro, conforme já seria feito, já que a unidade básica não tem em sua competência o atendimento a urgências.
Órgãos também afetados
A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana não terve expediente nesta segunda-feira, 17, em função de 11 funcionários terem testado positivo para Covid-19. Eles já estão cumprindo isolamento. A sede da Smomu passará por uma sanitização e reabrirá normalmente na terça-feira, dia 18, com total segurança para cidadãos e servidores.
O órgão de trânsito é o quinto da Prefeitura de Nova Friburgo a ter sua atividades paralisadas em função da doença. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e a Procuradoria-Geral da Prefeitura de Nova Friburgo ficaram fechadas para atendimento ao público na última quarta-feira, 12, em função de alguns servidores terem testado positivo para Covid-19.
Após a prefeitura promover testagem em massa para os funcionários, dez servidores tiveram os exames positivados, sendo cinco em cada pasta, e todos eles já estão cumprindo isolamento. Além disso, foi realizada a sanitização dos locais pela Cruz Vermelha. Em ambos, o atendimento ao público foi restabelecido nesta quinta, com total segurança aos contribuintes.
Nesta quinta-feira, 13, a Secretaria de Finanças também suspendeu temporariamente o atendimento ao público, de forma preventiva, após confirmar quatro casos de Covid-19. Assim como nos outros setores citados anteriormente, os funcionários positivados estão cumprindo isolamento e a Cruz Vermelha fará a sanitização no espaço.
Na sexta, 14, foi a vez de a Subsecretaria do Bem-estar Animal informar que o setor também fechou, após alguns funcionários testarem positivo para Covid-19.
Deixe o seu comentário