Carteira virtual do ConectSus registra dose errada de vacina contra a Covid

Moradora de Lumiar teve informação trocada no sistema. Prefeitura diz que caso foi excepcional e deve ser corrigido em posto de saúde
quarta-feira, 06 de outubro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Carteira virtual do ConectSus registra dose errada de vacina contra a Covid

Ao acessar a sua Carteira de Vacinação Digital, emitida pelo ConectSus, na última segunda-feira, 4,  a aposentada Beatrice Miller, de 66 anos, levou um susto. No sistema federal que registra a distribuição e aplicação de vacinas contra a Covid-19 em todo o Brasil, constava que a moradora de Lumiar tomou a segunda dose de Coronavac no dia 20 de abril, na Estratégia de Saúde de Família (ESF) do 5º distrito de Nova Friburgo. Só que, naquele dia, ela tomou apenas a primeira dose, e de outra vacina, a Astrazeneca, conforme comprova a sua caderneta do SUS, com carimbo e rubrica da Secretaria Municipal de Saúde e até o número do lote da dose recebida.

Ela se recorda que, naquele mesmo 20 de abril em que ela tomou a primeira dose da Astrazeneca, seu marido, Luiz Fernando Graça Mello, tomou a segunda dose da Coronavac. Naquele dia, na ESF de Lumiar,  havia duas filas: uma para os idosos com mais de 70 anos tomarem a segunda dose de Coronavac (caso de Luiz Fernando) e outra para os maiores de 65 tomarem a primeira dose da Astrazeneca (caso de Beatrice). Ela suspeita que misturaram as filas. E teme que seja feita nova confusão com a terceira dose.

Beatrice foi orientada por uma agente de saúde a levar ao posto a caderneta de papel para que a carteira virtual possa ser corrigida.

Além disso, segundo ela, um vizinho tomou a segunda dose e, no entanto, no ConectSus, consta apenas uma.

O que diz a prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, que é responsável atualmente pela Coordenação de Imunização, informa que situações excepcionais como a de Lumiar deverão ser levadas ao Centro de Saúde Dr. Sylvio Henrique Braune, na Praça do Suspiro, de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, para esclarecimentos de dúvidas e a correção de possíveis equívocos no lançamento dos dados da vacinação no sistema do Ministério da Saúde. 

A secretaria ainda informa que está trabalhando para que os registros sejam feitos com agilidade e de maneira correta para a população. Atualmente, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) realizam o registro no mesmo dia da aplicação e os postos de vacinação referenciados às Unidades Básicas de Saúde estão sendo informatizados para que esses cadastros aconteçam com mais eficiência.

Atrasos e força-tarefa

Em agosto, diante de várias queixas de leitores de atraso na atualização do ConectSus, a Prefeitura de Nova Friburgo anunciou a criação de uma força-tarefa para acelerar o lançamento de dados no sistema e a atualização do cadastro nacional de vacinação contra a Covid-19, além de implementar a informatização de todos os postos. O cadastro é importante para o Ministério da Saúde controlar o envio de doses para os estados e, ao mesmo tempo, permite a comprovação legal de conclusão do esquema vacinal, inclusive para viagens aos exterior.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde alegou na época, atrasos podem acontecer devido ao grande número de vacinados por dia. Em agosto, segundo o jornalista Wanderson Nogueira informou em sua coluna “Observatório”, menos da metade das vacinas aplicadas havia sido lançada no sistema.

A Carteira de Vacinação Digital ou  Certificado Nacional de Vacinação pode ser obtido por qualquer pessoa que complete a imunização contra a Covid-19, seja através do site conectesus.saude.gov.br ou do aplicativo celular Conecte SUS. O documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal e é útil para viajar a países que só permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

Para casos de pessoas que vão viajar e não estejam com a carteira virtual atualizada, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que os cidadãos procurem o Posto do Suspiro para que seja providenciado o registro da comprovação das doses.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra