Carnaval virtual reúne 62 escolas de samba em Friburgo desde 2003

Folia pela internet deve ganhar ainda mais força em 2021, com a pandemia
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Carnaval virtual reúne 62 escolas de samba em Friburgo desde 2003

O presente e o futuro caminham de mãos dadas na era digital. Atualmente, relacionamentos, trabalho, entretenimento podem ser realizados pela internet. Basta um clique e o mundo está ao seu alcance. De fato, os caminhos do mundo virtual ganham cada vez mais protagonismo. Não é de se surpreender que muitos serviços migrem para a plataforma e o que antes era feito de modo manual, hoje encontra facilidades no modo cibernético.

A pandemia do coronavírus tem mostrado que é possível reduzir distâncias e economizar tempo realizando operações simples. Dos mais complicados aos mais simples eventos, hoje em dia tudo pode ser feito pela internet. E a moda, lançada em 2003, por um grupo de amigos é o carnaval virtual que reúne 62 escolas de samba em Nova Friburgo, divididas em dois grupos: Grupo Especial e Grupo de Acesso. São 16 agremiações no grupo especial e 46 no grupo de acesso. Dependendo da quantidade de escolas novas que entrarem para o próximo carnaval, será criado o grupo de acesso B.

Sempre realizado no meio do ano, com o intuito de matar a saudade da folia, segundo Marcelo Venâncio, criador da iniciativa, junto com seu tio Márcio, da escola de samba Encantados da Serra, o carnaval virtual objetiva tem a ideia de exibir os desfiles de escolas de samba através da tela do computador, com muitas imagens e sambas de enredo.

A escola tem quase dois anos de fundação e sua criação já fazia parte dos planos da família. “Éramos carnavalescos de algumas agremiações de vários lugares do Brasil. Juntos resolvemos criar uma escola de samba virtual de Nova Friburgo. Somente com talentos da cidade e juntos tomamos a iniciativa de criar a Encantados da Serra, agremiação que foi criada com o intuito de divulgar nosso trabalho e divulgar o nome de Nova Friburgo para o Brasil inteiro. Mostrar que nossa cidade tem sim vários talentos”, disse Marcelo.

Sonhar é o grande trunfo do carnaval virtual, diz Marcelo. “Em 2020 apresentamos um enredo que homenageou a cidade do sertão da Paraíba, Cabaceiras, que é a famosa Roliúde Nordestina", disse.

Para 2021 o processo de criação do enredo, logomarca e cronologia de cores já estão a todo vapor, disse o fundador da Encantados da Serra. “Em breve o enredo será divulgado nas redes sociais da agremiação e nas redes sociais da liga”, prometeu.

Por conta da pandemia, o carnaval de Nova Friburgo tende a ser adiado, assim como foi o da capital, previsto para junho. Com isso, o folião friburguense deve se contentar em matar a saudade da agitação do samba pela internet. Saiba mais sobre a folia virtual pelo site  http://www.carnavalvirtual.com.br/.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra