Carnaval é sinônimo de descanso para quem não curte agito

Nova Friburgo também oferece ótimas opções para os que preferem aproveitar os dias de folga para descansar
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

As opções são muitas para quem gosta de Carnaval. Mas Nova Friburgo também oferece ótimas opções para os que preferem aproveitar os dias de folga para descansar, curtir a natureza ou intensificar a vida espiritual.

Algumas igrejas promovem neste período retiros espirituais, momento propício para os que desejam vivenciar dias de oração e também lazer. Uma delas é a  Comunidade Fanuel da Paróquia de Santa Teresinha, em Conselheiro Paulino. O Retiro de Carnaval vai deste sábado,18, a quarta, 22,  no Sítio Anu Branco, no Alto do Catete e podem participar pessoas a partir dos 14 anos. Entre as atividades, missa, gincana, teatro, show de talentos, pregação e dança. A missa de encerramento será presidida pelo bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, na terça-feira, 21, dia dedicado à Sagrada Face do Senhor, à qual a Comunidade Fanuel tem profunda devoção, sendo inclusive inspiração para o nome do grupo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 98138-4873.

O Grupo Amigos de Deus, da Catedral São João Batista, também fará o seu retiro, no sítio Recanto Sports, em Amparo. Podem participar jovens a partir de 12 anos. Na programação, adoração ao Santíssimo Sacramento, missa, Momento Mariano, louvor, lazer e luau. Informações e inscrições pelo telefone (22) 99999-1057, com Lívia.

Durante o carnaval também haverá missas na Catedral São João Batista: neste sábado, às 8h e 16h, e no domingo, às 8h e 10h. Na segunda e terça, às 8h. 

Contato com a natureza

Nova Friburgo é conhecida pelos turistas pela natureza exuberante. E, para quem quer fugir dos festejos do Carnaval, opções não faltam. São atrativos próximos, onde dá para se divertir durante o dia e retornar para casa ao entardecer. Confira algumas opções:   

Parque Cão Sentado - A Pedra do Cão Sentado é o símbolo postal da cidade. Mas para conseguir visualizar a rocha em formato de cão, é preciso fazer uma caminhada de cerca de 35 minutos, até chegar ao mirante. O parque fica na RJ-116, na altura de Furnas e oferece também várias atividades, como arvorismo, rapel, muro de escalada e a brincadeira pesque e devolva.

Circuito Tere-Fri - Ao longo da RJ-130, há muitas opções, como o Apiário Amigos da Terra e o Museu da Mel, onde crianças e adultos podem fazer uma viagem através das etapas que as abelhas percorrem para produzir o mel. O Jardim do Nêgo é outro atrativo. Trata-se de um museu de artes a céu aberto, único no mundo, com esculturas gigantes, talhadas à mão nos barrancos do terreno, cobertas por um limo verde, um tipo de proteção natural, que exige manutenção diária devido à erosão do solo. Tem ainda às margens da estrada, produção de morangos, a tradicional Casa Suíça, com  um museu, onde os visitantes podem ver documentos, roupas, equipamentos da chegada das primeiras famílias suíças à cidade. No mesmo prédio, fica a Queijaria Escola, com produção de queijos e chocolates, produtos típicos dos primeiros colonizadores de Nova Friburgo.

Lumiar e São Pedro da Serra - Cantado por Beto Guedes, o distrito de Lumiar e seu vizinho, São Pedro da Serra atraem turistas e visitantes pelas características bucólicas e natureza exuberante. Além do famoso Encontro do Rios, em Lumiar, há opções de cachoeiras e passeios.

Circuito das Flores - Nova Friburgo é a segunda maior produtora de flores do Brasil, ficando apenas atrás de Holambra-SP e a maior de flores de corte. E, os produtores de Vargem Alta investiram no turismo rural. 

Amparo - O distrito se destaca por oferecer boa receptividade. Recentemente, a associação de moradores criou um corredor de guarda-chuvas coloridos, atraindo muitos turistas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: