No Brasil, cerca de 142 mil mortes no trânsito foram registradas nos últimos quatro anos, o que equivale a média de quatro vidas perdidas por hora. O número foi divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e mostra a necessidade de prevenção e conscientização dos motoristas e pedestres. Por isso, vem sendo realizada todos os anos a campanha Maio Amarelo – Atenção pela Vida no Trânsito.
Em 2024, o tema da campanha adotado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Paz no trânsito começa por você”’. O objetivo é fomentar uma série de ações a serem desenvolvidas por órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) para que motoristas e pedestres entendam que cada um precisa fazer a sua parte.
Com a iniciativa, os órgãos de trânsito de todo o país buscam reduzir os números de acidentes e de letalidades nas estradas do país. E em Nova Friburgo não é diferente, visto que um número significativo de acidentes vêm sendo registrados, boa parte deles envolvendo motociclistas e cujas causas, na maioria das ocorrências, são decorrentes de imprudência, imperícia e desatenção.
“Além das ações do Maio Amarelo, em breve, ainda neste primeiro semestre, divulgaremos o Plano Municipal de Acessibilidade e Mobilidade Urbana já aprovado. Teremos também uma intensificação com material didático referente à educação no trânsito para toda a rede municipal de ensino e para as redes que quiserem aderir a esse ritmo de ensino de trânsito nas escolas. E isso não apenas no sentido didático e teórico, como também no sentido prático, em parceria com outras instituições de ensino da cidade”, projetou o secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana de Nova Friburgo, Renato de Souza.
RJ: mais de 5 mil vítimas em 2023
Dados do Detran-RJ mostram que o Estado do Rio de Janeiro registrou aumento de mais de 19% nos acidentes nas ruas em 2023, na comparação com o ano anterior. As estatísticas levantadas pelo Detran e pelo Corpo de Bombeiros apontam que de 20.521 acidentes de trânsito no ano passado, 5.397 vítimas foram encaminhadas a hospitais e outras 694 morreram. Foram registrados 9.157 atropelamentos e 39.551 colisões.
E você, tem feito sua parte?
-
Está em dia com a revisão no seu veículo?
-
Quando bebe, deixa de dirigir?
-
Usa o cinto de segurança e pede para que todos os ocupantes do veículo façam o mesmo?
-
Respeita a sinalização?
-
Ao dirigir, coloca o celular para escanteio?
-
Respeita o limite de velocidade da via?
-
Nas motocicletas, usa o capacete?
-
Ao circular com a sua bicicleta, utiliza os equipamentos de segurança e a empurra quando transita pelas calçadas, comportando-se como um pedestre?
-
Atravessa na faixa?
-
Ao atender o celular na rua, para em um local seguro?
Participe também dessa corrente pela paz no trânsito: Mude a sua atitude, respeite as leis de trânsito e valorize o nosso bem mais precioso, a vida.
Deixe o seu comentário