Campanha de vacinação prioriza crianças acima de 5 anos

Confira o novo calendário de imunização contra a Covid em Nova Friburgo
sábado, 19 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Comprovante de vacinação (Foto: Thiago Lima)
Comprovante de vacinação (Foto: Thiago Lima)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo dá prosseguimento à imunização contra a Covid-19 nesta semana com a quarta aplicação para os imunossuprimidos (pacientes com cãncer ou doenças autoimunes), que tomaram a terceira dose há quatro meses. Esse público será contemplado na terça-feira, 22.

O reforço com a terceira aplicação para adolescentes, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), também será oferecido neste dia. Além disso, a população em geral também poderá receber a dose de reforço. Ainda nesse dia e também na sexta-feira, 25 , será oferecida repescagem da segunda e primeira doses. 

A campanha pediátrica também tem continuidade nesta semana. Na próxima quarta-feira, 23, e na quinta, 24, as crianças poderão receber pela primeira vez a vacina contra a Covid-19. Com a Coronavac será imunizada a faixa etária de 6 a 11 anos, com comorbidades (doenças crônicas) ou deficiências, e com a Pfizer pediátrica todas as crianças acima de 5 anos, conforme a recomendação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

A Secretaria Municipal de Saúde salienta que ainda não há um imunizante com uso liberado para as crianças com menos de cinco anos de idade.

Onde se vacinar 

Na terça-feira, 22, será oferecida a primeira dose da Pfizer para adolescentes, gestantes e puérperas, a segunda dose da Pfizer para quem está com doses marcadas ou atrasadas, segunda dose da Janssen para população acima de 18 anos que tomou a dose única da Janssen; terceira dose (reforço) para a população de 12 a 17 anos, gestantes e puérperas, imunossuprimidos com dois meses da segunda dose e população em geral com mais de 18 anos com a segunda dose aplicada até 31 de outubro; e quarta dose (reforço) para imunossuprimidos com quatro meses da terceira dose. 

A vacinação acontecerá nos ginásios esportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; nos postos de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e na Uerj, que funciona na Fábrica Filó, no bairro Vila Amélia, das 9h às 15h. Já nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Lumiar, São Pedro de Serra, Vargem Alta, Mury, Amparo, Campo do Coelho, Centenário, Conquista, Riograndina, Olaria (II e II), Stucky, Varginha e Nova Suíça, a campanha acontecerá das 9h às 13h.

Na quarta-feira, 23, é o dia da vacinação pediátrica e será oferecida repescagem da Coronavac para crianças de 6 a 11 anos completos sem comorbidades. As doses estarão disponíveis nos ginásios de Conselheiro e do Cordoeira; nos postos de Olaria e São Geraldo, e na Uerj, das 9h às 15h. Já nas ESFs de Lumiar, São Pedro de Serra, Vargem Alta, Mury, Amparo, Campo do Coelho, Centenário, Conquista, Riograndina, Olaria (II e II), Stucky, Varginha e Nova Suíça, a campanha acontecerá das 9h às 13h. 

Dando continuidade na vacinação pediátrica, na quinta-feira, 24, será oferecida a Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos completos. As doses estarão disponíveis nos ginásios de Conselheiro e do Cordoeira; nos postos de Olaria e São Geraldo, e na Uerj, das 9h às 15h. 

Já na próxima sexta-feira, 25, será oferecida a primeira dose para a população acima de 18 anos, adolescentes, gestantes e puérperas; e a segunda dose da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer para quem está com doses marcadas ou atrasadas. A vacinação neste dia acontecerá somente na Uerj, das 9h às 15h.

Testagem 

Com a queda de casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde reduziu os locais de testagem que haviam sido implementados durante o aumento da contaminação pelo coronavírus no último mês em Nova Friburgo. Todos os dias, os centros de triagem da Via Expressa, em Olaria, e da Praça das Colônias, no Suspiro, funcionam das 8h às 17h, sendo que as senhas são entregues até às 15h30. Em Lumiar, distrito que fica a mais de 30 quilômetros do centro da cidade, haverá testagem em um dia, já que o movimento diminuiu nas últimas semanas. Às segundas-feiras, das 8h até 12h, na Ação Rural.

Segundo a Secretaria de Saúde, o indicado é que sejam testadas somente as pessoas com três a sete dias de sintomas do coronavírus - como tosse, febre, cansaço, coriza, dor de garganta e dor no corpo. O resultado sai em apenas 15 minutos. A prefeitura alerta para que a população continue se cuidando através do uso de máscaras, higienização constante das mãos e distanciamento sempre que possível. A vacinação também é um dos atos mais importantes no combate à pandemia, sendo assim, todos devem procurar um ponto de campanha para receber o imunizante contra o vírus.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina