Depois do Executivo, o Legislativo friburguense também foi afetado pela nova onda de Covid-19. Em função de seis casos positivos comprovados entre vereadores, servidores e terceirizados, sendo quatro deles contraídos fora do prédio da Câmara, o presidente da casa legislativa, vereador Wellington Moreira, determinou o fechamento preventivo entre as manhãs de quarta-feira, 19, e quinta, 20.
Nesse período a Divisão de Vigilância e Fiscalização Sanitária autorizou a reabertura do prédio, mantendo uma série de diretivas de controle que já eram seguidas, como o uso obrigatório de máscara, a disponibilidade de álcool em gel e o controle de entrada para evitar aglomerações.
Ao longo desta semana, pelo menos cinco órgãos da Prefeitura de Nova Friburgo suspenderam suas atividades por causa de Covid. A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) não terve expediente na segunda-feira, 17, em função de 11 funcionários terem testado positivo. Eles cumpriram isolamento e a sede da Smomu passou por sanitização, reabrindo no dia seguinte.
O órgão de trânsito foi o quinto da prefeitura a ter sua atividades paralisadas em função da doença. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e a Procuradoria-Geral da Prefeitura de Nova Friburgo ficaram fechadas para atendimento ao público na última quarta-feira, 12, em função de alguns servidores terem testado positivo para Covid-19.
Na quinta-feira, 13, a Secretaria de Finanças também suspendeu temporariamente o atendimento ao público, de forma preventiva, após confirmar quatro casos de Covid-19.
Na sexta, 14, foi a vez de a Subsecretaria do Bem-estar Animal informar que o setor também fechou, após alguns funcionários testarem positivo para Covid-19.
Unidades de saúde também foram afetadas. Na segunda-feira, 17, a profissional que estava designada para atendimento no ponto de triagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Conselheiro Paulino testou positivo para a Covid-19. A UPA não chegou a ser fechada, mas a servidora foi substituída.
Também a médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Lumiar, que também estava dando suporte em São Pedro da Serra enquanto o médico do 7º distrito está de férias, positivou para a Covid-19. O médico da unidade de Stucky, que presta apoio na subunidade de Boa Esperança, também registrou a infecção. Segundo a prefeitura, como esses são profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, não há outros médicos para substituí-los durante o período dos atestados (sete a dez dias). Sendo assim, nessas ESFs houve atendimento da enfermagem e dos técnicos e, em caso de situações mais graves, os pacientes foram encaminhados ao Centro, conforme já seria feito, já que a unidade básica não tem em sua competência o atendimento a urgências.
Deixe o seu comentário