Cerimônia celebra os 115 anos do Sanatório Naval

A unidade da Marinha em Friburgo funciona em imóvel normando de 1890, antes pavilhão de caça.
segunda-feira, 30 de junho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

O Sanatório Naval de Nova Friburgo, organização militar da Marinha do Brasil no município, promoveu cerimônia na manhã desta segunda-feira, 30, para celebrar seus 115 anos de fundação, celebrados neste mesmo dia. A festividade foi presidida pelo diretor do Sanatório, o capitão-de-mar-e-guerra (médico), Vitor de Andrade Mello Galo, que recepcionou autoridades militares e civis e demais convidados, entre eles os ex-diretores, Henrique Wajnberg, dr. Altineu; o contra-almirante Kleber Coelho de Moraes Ricciardi, a contra-almirante Mônica Medeiros Luna, e membros da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), além de convidados como o secretário municipal de Mobilidade Urbana, coronel Eduardo Vaz Castelano, e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo, Vinicius Magalhães.  

A unidade friburguense da Marinha do Brasil funciona em um imóvel de estilo normando, no Paissandu, erguido em 1890 para ser o pavilhão de caça do conde de Nova Friburgo. Em 1910 a propriedade foi adquirida pela União para abrigar o Sanatório Naval inaugurado em 30 de junho daquele ano. O propósito inicial era tratar ali vítimas de beribéri e auxiliar no tratamento dos pacientes convalescentes de qualquer doença.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a unidade foi utilizada para internação de tripulantes dos navios alemães aprisionados pelo Governo do Brasil em diversos portos. Muitos destes alemães estabeleceram-se e constituíram família em Nova Friburgo. Em 1920, foi construído um pavilhão para o Serviço de Hidroterapia, chamado “Pavilhão das Duchas”, que deu lugar ao ambulatório do Sanatório Naval de Nova Friburgo.

 

  • (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

  • (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: