Câmara concentra quase a metade dos casos diários de Covid em Friburgo

Entre os 18 infectados na casa legislativa há 3 vereadores. Testes aumentam na cidade, mas procura por hospitais segue baixa
quinta-feira, 26 de maio de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O plenário vazio (Foro: Henrique Pinheiro)
O plenário vazio (Foro: Henrique Pinheiro)

Já são 18 os casos confirmados de Covid na Câmara Municipal de Nova Friburgo, entre eles três vereadores: Zezinho, Walace Piran e Max Bill. O número expressivo - quase a metade do total de casos registrados na cidade em um só dia -  levou ao fechamento de urgência da casa legislativa na tarde desta quarta-feira, 25,  adiando votações importantes.

Entre elas estão a aprovação das contas de 2020 do ex-prefeito Renato Bravo e a autorização para o vice-prefeito Serginho se licenciar para ocupar cargo no governo do estado.  A próxima sessão legislativa está prevista para ocorrer na terça-feira que vem, 31.

Por ordem do presidente, Wellington Moreira, o expediente nesta quinta está sendo feito em regime de home office e sobreaviso, retornando nesta sexta em horário normal.  Durante o fechamento, o prédio passará por higienização completa.

Não é a primeira vez nesta pandemia que a sede do Legislativo friburguense fecha por causa de Covid. Em janeiro deste ano e em fevereiro de 2021 as atividades também tiveram que ser suspensas. Em janeiro foi por causa de seis casos e em fevereiro de 2021, por apenas um confirmado e vários outros suspeitos.

Curiosamente, em Brasília, o departamento médico da Câmara dos Deputados registrou mais de cem casos de Covid na última semana. Dezenas de servidores têm procurado o sistema de saúde para consulta e  realização de testes, noticiou nesta quinta-feira o colunista Lauro Jardim, do jornal  O Globo. A assessoria de imprensa da Câmara não comentou o assunto e indicou  solicitação através  Lei de Acesso à Informação.

Em março a Câmara dos Deputados deixou de exigir o uso de máscaras em suas dependências. Na época, tanto a Câmara quanto o Senado seguiram a decisão do Governo do Distrito Federal, que anunciou o fim da obrigatoriedade das máscaras, mesmo em locais fechados.

Cidade registra 42 novos casos em 24h

Na Prefeitura, por enquanto, todos os órgãos funcionam normalmente. Em 24 horas, Nova Friburgo registrou mais 42 novos casos de Covid, totalizando agora 31.137, com 931 óbitos. Nesta quarta, 248 testes foram feitos no posto do Suspiro, 51 a mais em relação à véspera. Do total, no entanto, a maioria continua resultando negativo, acima de 70%.  Enquanto na terça 24 testes resultaram positivos, na quarta foram 61, contra, respectivamnete, 141 e 187 negativos.

Nos hospitais, a ocupação de leitos continua baixa, mas três novos leitos de enfermaria foram ocupados em 24 horas. A cidade tem hoje um total de sete pacientes internados (eram quatro na véspera), sendo cinco em enfermarias e dois em UTIs.

Como A VOZ DA SERRA alertou esta semana, há exatamente um mês, em 24 de abril, estavam zerados os resultados positivos nos testes diários para Covid-19 feitos no município. Naquele dia, todos os 28 testes realizados resultaram negativos. A realidade um mês depois, no entanto, já se desenha de forma diferente. Na última segunda-feira, 23, foram realizados 173 testes, dos quais 42 resultaram positivos e 131 deram negativos. No início do ano, os testes diários chegaram a passar de mil. 

Em meados de março, devido à queda na procura por testes de Covid-19, graças ao avanço da vacinação no município, a prefeitura decidiu reduzir os centros de testagem de quatro para um, no posto do Suspiro. De segunda a sexta-feira o atendimento para os sintomáticos é feito no posto. das 8h às 16h. Às terças, o atendimento  começa mais tarde, às 10h, porque no início da manhã as equipes fazem a coleta de carga viral.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra