Cadastro para vacinação de pessoas com deficiência termina nesta quarta

Procedimento servirá para Secretaria de Saúde elaborar novo calendário de imunização em Friburgo
quarta-feira, 02 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Aviso sobre a vacinação no ginásio de Conselheiro (Foto: Henrique Pinheiro)
Aviso sobre a vacinação no ginásio de Conselheiro (Foto: Henrique Pinheiro)

Termina nesta quarta-feira, 2, no site da Prefeitura de Nova Friburgo (www.pmnf.rj.gov.br) o cadastramento de pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos para vacinação contra a Covid-19. Esse procedimento servirá para a Secretaria Municipal de Saúde elaborar estratégias e mais uma etapa do calendário de vacinação de acordo com as próximas remessas de doses que serão enviadas ao município pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

O cadastramento é simples, basta preencher um formulário online que tem duas páginas. As pessoas com algum tipo de deficiência permanente precisam informar dados como o nome completo, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), endereço completo e a indicação da(s) deficiência(s) permanente(s). 

Para fins de inclusão na população-alvo para vacinação serão considerados indivíduos com deficiência permanente aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações: motora, que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola etc; e pessoas com deficiência psicossocial, que são aquelas que, apesar do tratamento e medicação otimizados, mantêm uma condição de sofrimento de longo prazo que as incapacita a terem uma participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. 

A prefeitura lembra que o conceito de deficiência psicossocial é definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e reconhecido na Lei Brasileira de Inclusão (LBI 13.146/15). As condições clínicas são variadas e o paciente, para ser vacinado, deve apresentar laudo médico que explicite a deficiência psicossocial. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra