Bravo diz que retomada gradual do comércio depende só da Justiça

Participaram da "live" prefeitos e secretários de Petrópolis e Teresópolis e os presidentes do Mercoserra e da Acianf
sexta-feira, 19 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Pessoas com máscaras nas calçadas de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Pessoas com máscaras nas calçadas de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Na manhã desta sexta-feira, 19, foi realizada uma transmissão ao vivo em redes sociais, promovido pelo Mercoserra, para debater a retomada gradual de setores da economia regional no pós pandemia e futuras ações que poderão ser desenvolvidas pelos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Participaram da transmissão os prefeitos dos três municípios serranos, respectivamente Renato Bravo, Vinícius Claussen e Bernardo Rossi, além dos secretários Marcelo Soares e Dalmir Caetano, de Petrópolis; Vinicius Oberg, de Teresópolis, e Marcelo Verly, de Friburgo, e os presidentes do Mercoserra, Luiz Fernando Gomes e da Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro.

O prefeito Renato Bravo ao falar como Nova Friburgo foi afetado pela pandemia justificou a falta de apoio, principalmente, do Governo Federal alegando que os prefeitos “ficaram sozinhos” para tomar as decisões de enfrentamento à Covid-19. Bravo também falou da necessidade de criação de um fundo para atrair investimentos para a Região Serrana. A ideia foi muito bem vista pelos participantes que pretendem levar o projeto adiante. Bravo também abordou o desenvolvimento de projetos com universidades locais.

“Temos que aproveitar a força das universidades para viabilizar projetos de ciência e tecnologia. Proponho um aplicativo do Mercoserra para aquisição de produtos regionais e a criação de estrutura para comercialização fora da região do Mercoserra”, sugeriu o prefeito de Friburgo. O secretário de Educação friburguense, Marcelo Verly, dedicou parte de sua participação à solidariedade às vitimas do coronavírus e informou que Nova Friburgo já produziu quase um milhão de máscaras para distribuição à população. Segundo ele, 93 confecções fizeram a entrega de mais de 800 mil unidades e haverá uma nova chamada para mais produção.

Verly também anunciou a busca pela estruturação de atividades pedagógicas não presenciais aos estudantes e a necessidade de mais acesso à tecnologia. “Alguns alunos e famílias tem acesso à tecnologia, mas a maior parte, ainda não. Temos uma parceria com o Google para fortalecer as plataformas. Estamos estruturando várias frentes com objetivo de aproveitarmos essa crise como oportunidade para darmos um salto na educação. Temos 17.023 alunos na rede municipal e precisamos chegar a todos eles”, ressaltou.

O prefeito Renato Bravo ainda respondeu aos questionamentos de quem estava assistindo a transmissão. A VOZ DA SERRA perguntou sobre a demora do município ao criar novos leitos de combate ao coronavírus, enquanto os municípios vizinhos (Petrópolis e Teresópolis) aumentaram ao longo dos três meses de pandemia sua capacidade de atendimento.

 “Friburgo foi contemplado com um hospital de campanha para ampliação de leitos, mas como ainda não houve a abertura, fizemos duas ações imediatas aumentando leitos com chegada dos respiradores e um decreto em que garantimos o aluguel de leitos particulares. Conseguimos controlar o nível da curva. A taxa de ocupação geral nos hospitais hoje varia entre 40% e 50%”, respondeu Bravo. 

No entanto, o que o prefeito considerou ações imediatas, demoraram mais tempo para acontecer. O anúncio de que o município iria recorrer à rede privada para alugar leitos foi feito no final do mês passado e a ampliação de leitos com a chegada de 29 respiradores foi feito somente esta semana. O prefeito ainda falou sobre a obra de ampliação e melhoria do Hospital Raul Sertã. “Estamos reformando a cozinha e a lavanderia; investimos na compra de 516 equipamentos, mas temos dificuldade para contratar mais profissionais de saúde. Até o momento, foram 240 contratações somente para o enfrentamento à Covid-19. Reformamos três unidades básicas de saúde e vamos investir em outras reformas. Zeramos a fila de cirurgia ortopédica, a escola de enfermagem não parou”, destacou.

Flexibilização 

Sobre a flexibilização de setores da economia, o prefeito disse que aguarda a resposta do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, órgão que recebeu na última semana um recurso da Procuradoria Geral do Município para tentar derrubar a liminar que suspendeu os efeitos do decreto 591. “Fizemos um decreto de flexibilização e a Defensoria recorreu através de liminar. Esperamos a resposta do TJ para elaborarmos um calendário para a retomada das atividades em vários setores”, destacou Renato Bravo. 

Cidades vizinhas 

Na live, o prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen, abordou principalmente o setor de Turismo. A principal medida apontada por Vinícius é a criação da campanha “Vem pra Serra”, para incentivar o setor, no pós pandemia. Já o prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, foi questionado sobre investimentos na saúde, turismo e sobre flexibilização. Os secretários Marcelo Soares e Dalmir Caetano informaram que a Cidade Imperial aposta na Parceria Público Privada (PPP) que tem possibilitado investimentos em vários setores.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra