“Bombeiro aprendiz mirim” não é uma ação do 6º GBM

Corporação militar alerta que curso oferecido na cidade é promovido por empresa e a atividade não tem relação com o quartel
terça-feira, 27 de outubro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Bombeiros militares do 6º GBM em ação (Foto: Henrique Pinheiro)
Bombeiros militares do 6º GBM em ação (Foto: Henrique Pinheiro)

 

O anúncio da realização de um projeto sócio educativo denominado “Bombeiro Aprendiz Mirim” despertou a curiosidade e atraiu a atenção de centenas de friburguenses e moradores de cidades vizinhas. O projeto é uma iniciativa da empresa Treine + que anuncia 100 vagas para um curso presencial, direcionado a crianças e jovens de 6 a 15 anos.

As inscrições são on-line - através de um link - no qual os jovens devem se cadastrar e aguardar um sorteio para que se dirijam ao local selecionado pela empresa junto com o responsável. Na publicação, a empresa ainda levar às crianças e jovens ensinamentos sobre hierarquia e disciplina; manuseio de extintores e hidrantes; prevenção de acidentes com fogo, com eletricidade, em altura, com gás, domésticos, com animais peçonhentos e de trânsito; primeiro socorros; noções de nós e amarrações; segurança no lar, escola e cotidiano; orientações para agir em situações de emergência; desenvolvimento social; combate e prevenção ao bullying, violência e drogas; uso correto das redes sociais e cuidado com animais domésticos. 

O alerta do 6º GBM

Até aí tudo bem, só que uma informação no final da publicação diz: “Projeto de iniciativa privada sem cunho governamental. Esse não é um projeto do Corpo de Bombeiros”. E é justamente esse um dos detalhes que têm causado confusão e foi motivo de dois alertas emitidos nos últimos dias pelo 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Nova Friburgo em sua página no Instagram.

De acordo com a corporação militar, “determinados projetos podem causar confusão por incluírem o termo “bombeiro”. Um deles, que vem sendo compartilhado nas redes sociais, prevê inscrição para um projeto socioeducativo de bombeiro mirim em Nova Friburgo, com isenção de inscrição para os sorteados e prometendo seguir as normas de segurança para contenção da transmissão do coronavírus. Informamos que tal projeto não é de iniciativa do Corpo de  Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, pois todos os projetos executados pela corporação são gratuitos, bem como divulgados nos sites e mídias oficiais da instituição.”

Ainda de acordo com outro comunicado do 6º GBM, tal projeto é realizado pela corporação, porém, em outros moldes do que vem sendo anunciado. “Infelizmente, certas iniciativas de treinamento na área de instrução – como, por exemplo, o bombeiro mirim – não puderam ser desenvolvidas devido às medidas impostas por força de regulamentações da pandemia mas, no próximo ano, seguindo as orientações de segurança e com o retorno das aulas, tal projeto será retomado em entidades escolares de nosso município. Relembramos aos nossos seguidores que nem mesmo as escolas retomaram suas atividades presenciais”.

Esclarecimento do comandante

A VOZ DA SERRA procurou também o comandante do 6º GBM, tenente-coronel Fábio Gonçalves, para comentar o assunto. Segundo ele, independente da oferta do curso, em primeiro lugar é importante ficar atento que há uma diferença fundamental entre um bombeiro militar e um bombeiro civil.

“É bom esclarecer que o curso profissionalizante de bombeiro civil capacita o cidadão para atividades de prevenção e combate a incêndios, voltadas para áreas de risco ou edificações. Ou seja, apenas para esse fim. Já o bombeiro militar tem total cobertura e treinamento para atuar em qualquer tipo de atividade, como combate a incêndios, salvamento, entre outras. Mas essa informação não fica muito clara no anúncio e as pessoas acabam acreditando que o 6º GBM está apoiando, gerenciando, ou realizando um curso de bombeiro mirim”, declarou o comandante do 6º GBM, que completou: “O que a gente sempre alerta é que as pessoas não confundam esse tipo de atividade. Também temos que atentar que nesse período de pandemia está proibido esse tipo de reunião de público, sobretudo com crianças. Além disso, qualquer atividade que envolva crianças deve ter um profissional de cunho pedagógico acompanhando. Enfim, é importante que tudo isso fique bem claro”, finalizou.

Também tentamos contato com a Treine + através de mensagem na página da empresa no Facebook, no entanto, até o fechamento desta reportagem não obtivemos resposta.

 

LEIA MAIS

Bloqueio atmosférico vem impedindo a chegada de massas de ar polar, que ficam restritas ao Sul do Brasil

Não há previsão de chuva tão cedo: assim como o ar, a vegetação está extremamente seca

Do total, sobreviventes de incêndio participaram por fotos e 4 já têm interessados, mas faltam outros 19

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: fogo