Blocão do Rastafare promove circuito cultural virtual entre esta quinta e a terça

Agremiação que não pôde desfilar no carnaval de seus 25 anos convida amantes do samba para palestras, debates, oficinas e super “live”
quarta-feira, 24 de março de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Desfile do Rastafare em carnavais passados (Arquivo AVS)
Desfile do Rastafare em carnavais passados (Arquivo AVS)

Maior bloco de embalo de Friburgo, o Rastafare nunca deixou de sair, à exceção deste ano de pandemia, quando celebraria seus 25 anos com mais um desfile grandioso pela Avenida Alberto Braune. Sem carnaval físico, o Blocão do Rasta promoverá  um circuito cultural virtual entre esta quinta-feira, 25, e a próxima terça, 30, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O projeto foi selecionado pelo edital da Lei Aldir Blanc.  Os eventos (veja a programação abaixo) acontecerão de forma online e gratuita no canal @blocaorastafare no Youtube.

O Circuito Cultural Blocão do Rastafare contempla formadores de cultura e amantes do samba que fazem a diferença na Região Serrana. O projeto inclui  palestras, oficinas, debates, entrevistas e uma super live carnavalesca com figuras ilustres do samba friburguense, como o carnavalesco Jorge Freitas, o compositor Jeferson Lima, o intérprete Evandro Malandro, o coreógrafo Oyama Queiroz, os músicos Rocyr Abbud, Marcio Monstrinho e Kauan Veloso e a bailarina Rafaela Ribeiro.

Para  finalizar com chave de ouro, será realizada uma live musical com o Blocão do Rastafare, cantando os sambas da agremiação que fizeram sucesso ao longo dos anos, incluindo do famoso “Vem Pro Lado de Cá”, um dos hits do carnaval friburguense. 

Nascido de uma brincadeira de colegas de turma do Colégio Nossa Senhora das Graças, em Olaria, o bloco é hoje quase uma escola de samba, chegando a arrastar mais de 15 mil foliões pela Alberto Braune, rufando sua bateria de mais de cem ritmistas.

Confira a programação:

Quinta, 25

  • 19h - Debate sobre o tema: Carnaval de rua x Carnaval de avenida x Carnaval de Clubes 

Convidados: Alexandre Sabará (músico); Cezinha Simpatia (Boca da Galera) e Cristiano Wilhelmi (Friba Folia).

  • 21h - Debate sobre o tema: O impacto do carnaval na economia e no turismo no interior do Estado.

Convidados: Marcelo Cintra (Empresário); Sergio Luiz Silva (Aenf); Junior Tardin (subsecretário de Turismo); Christiano Huguenin (Vereador)

Sexta, 26

  • 19h - Oficina de partido alto com Marcio Monstrinho (Intérprete e Partideiro)
  • 21h - Palestra - A mística e os segredos das comissões de frente, com Oyama Queiroz (coreógrafo)

Sábado, 27

  • 15h - Super live: Cante com o Blocão do Rastafare: todos os sambas que marcaram a história do maior bloco da Região Serrana.

Domingo, 28

  • 19h - Oficina de cavaquinho com Kauan Velloso (músico)
  • 21h - Palestra: O poder do canto - As técnicas vocais e a importância do canto nas escolas com Evandro Malandro (Intérprete da Grande Rio).

Segunda, 29

  • 19h  Oficina de samba no pé com Rafaela Ribeiro (bailarina profissional)
  • 21h - Palestra: Como compor um samba enredo,  com Jefferson Lima (compositor)

Terça, 30

  • 19h - Oficina de percussão com Rocyr Abbud (músico)
  • 21h - Entrevista de encerramento: Por dentro do barracão,  com Jorge Freitas (carnavalesco)

 

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval