Bares e restaurantes encontram no delivery reinvenção, salvação e um novo nicho

América, Grão Café, Viva Rô, Chantilly e Dom João contam como está sendo a experiência de trabalhar só com entregas
sexta-feira, 01 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Cartaz improvisado de serviço de entregas em um estabelecimento fechado em Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)
Cartaz improvisado de serviço de entregas em um estabelecimento fechado em Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)

Em tempos de pandemia, com a população isolada em casa e boa parte do comércio fechada para evitar a propagação do coronavírus, o serviço de delivery entrou em alta e se tornou um dos maiores recursos para que empresas continuem funcionando.

Pedidos de farmácias, restaurantes, bares, lanchonetes e supermercados aumentaram consideravelmente durante o período de quarentena. Dados do aplicativo Rappi (startup de serviços de entrega) indicam crescimento em toda a América Latina: a alta foi de 30%. 

Regras de higiene exigem atenção. “É seguro pedir delivery, mas assim que o alimento ou produto entra em casa, a embalagem precisa ser imediatamente descartada”, alerta a infectologista Raquel Muarrek. 

Estabelecimentos de Nova Friburgo relatam como está sendo esta experiência. Enquanto alguns já trabalhavam com delivery, e agora só têm esta opção, outros estão fazendo entregas pela primeira vez. Entrevistamos restaurantes e bares conhecidos  dos friburguenses  para eles contarem o que estão fazendo neste momento para driblar a pandemia, não deixando de atender a seus clientes e amigos.

Viva Rô

No restaurante Viva Rô, situado em Mury, delivery não é algo totalmente novo: alguns clientes, por diversos motivos, já pediam pratos em casa. A novidade, segundo Rosane Riedmann, a Rô, é que muitos clientes que nunca haviam pedido, não só aderiram como estão repetindo.

“Já tínhamos as embalagens , só demos uma incrementada nos detalhes, e vai sempre junto um mino para o cliente”, diz Rô.

Ela revela que, com a prática,  a casa aprendeu as manhas de fazer um delivery de alta qualidade, entregando uma comida igual ou até melhor do que a servida nas mesas do restaurante, além de toda a questão da segurança da higiene nas atuais circunstâncias de pandemia. O Viva Rô, por exemplo, trabalha com motoboy particular, que usa máscara, luvas e toma todos os cuidados necessários  durante a entrega.

Para Rô, o delivery veio para ficar. “A procura, mesmo em épocas normais , mesmo com o restaurante aberto , deve continuar”, acredita.

Como pedir: 99956-7792

Bar América

Conhecido por lotar de gente as calçadas da Monte Líbano, o Bar América está há mais de um mês à meia-porta, tão deserto quanto a rua mais boêmia da cidade. Pela primeira vez na sua história, passou a fazer entregas. E com um tremendo desafio: sem garçons, fazer chegar aos clientes, em casa, frituras e outros petiscos como se tivessem acabado de sair da cozinha.

“Não está sendo fácil, a gente está tentando se adaptar. Não era o que a gente imaginava, mas está indo. Não deu tempo nem de preparar direito as embalagens, tudo teve que ser improvisado”, conta a proprietária, Rivana Abbud, há 17 anos à frente do bar.

Com a equipe de funcionários momentaneamente reduzida, a própria Rivana é quem vem pilotando os fogões do América, fritando pessoalmente as coxinhas mais pedidas da cidade. São tempo difíceis: o faturamento caiu a um décimo e até o aluguel do imóvel está sendo negociado. Num canto do salão vazio, barris de chope ainda lacrados aguardam para serem trocados por novos, quando o bar, enfim, puder ser reaberto ao público.

Além de petiscos, o bar entrega, em casa ou para retirada pelos clientes na porta, pratos como a feijoada dos sábados, o jantar das segundas e a especialidade dos chefs, um ritual das noites de quarta. Na semana passada, por exemplo, foi produzida a irresistível paella do chef Silvio Micuim, com transmissão ao vivo pela internet. Só faltou o chopinho.

Como pedir:  2519-2083 ou 9972-98282

Grão Raro Café

A crença de que somente pizzas e hambúrgueres teriam vocação para entrega levou Josias Junior, fundador do Grão Raro Café, a resistir por uma semana a iniciar o serviço de delivery. “Nunca havíamos feito esse tipo de serviço porque entendíamos que o delivery do nosso tipo de produto, café e lanches, não teria sucesso. Mas o momento, nos empurrou para essa nova experiência, que acabou se mostrando bastante positiva”, conta.

Junior conta que durante esses seis dias em que o estabelecimento suspendeu suas atividades, a equipe arregaçou as mangas e criou uma linha de produtos congelados para que o cliente pudesse finalizar o preparo em casa. “Fomos pioneiros no uso da plataforma gratuita, a Delivery do Bem, criada por uma startup de Florianópolis durante a pandemia. Montamos a nossa loja virtual em apenas um dia. Hoje outras cinco empresas de Nova Friburgo estão presentes na plataforma”, orgulha-se.

Junior acrescenta que o Grão abriu outros canais de vendas, como Whatsapp e Ifood, e o delivery acabou revelando um novo nicho a ser explorado. Embora o faturamento ainda seja pequeno se comparado ao da loja física, está sendo bastante importante nesse período. “Aprendemos muito. Agora já entendemos os produtos que têm maior apelo para entregar em casa, os dias e horários de maior venda e, principalmente, a importância da entrega rápida. Todo esse aprendizado, que normalmente levaria um ano, foi adquirido em 15 dias. Foi no susto mesmo”.

Como pedir:  99278-7833

Chantilly

Para quem tem um self-service, trabalhar apenas no sistema delivery é um grande desafio. “Quando  iniciamos o processo, há cerca de um mês, queríamos manter o alto padrão de qualidade já conhecido por nossos clientes. Então, disponibilizamos um cardápio que muda todos os dias, na qual o cliente escolhe o que quer comer e a quantidade em gramas. Acreditamos que, dessa forma, temos um diferencial em relação ao que já existe e podemos personalizar o serviço”, conta Roberto Brito, o proprietário.

Como resultado, os clientes estão adorando e o retorno tem sido satisfatório. Vida longa ao delivery!

Como pedir: 98148-4000

Dom João

Proprietário do restaurante Dom João, Ciro Thurler conta que trabalhar com delivery sempre foi uma opção, mas nunca tinha sido o foco principal da pequena casa, no Cônego. “Nosso espaço é pequeno, mas agora, devido ao atual momento e com as portas fechadas, podemos ampliar nossos serviços de delivery e também aumentamos a nossa carga horária”. O motivo, segundo ele, é muito simples: manter as contas em dia.

Ele ressalta, no entanto,  que a adaptação foi fácil, pois o restaurante já trabalhava com delivery.

Como pedir: 99942-1333

 

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