Ato pacífico pede a volta das atividades no polo de moda íntima

Empresários e funcionários do setor defendem flexibilização. Segundo Sindivest, foram quase 600 postos de trabalho fechados só em maio
segunda-feira, 22 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Com presença da polícia, o ato na Praça Dermeval (Fotos: Fernando Moreira)
Com presença da polícia, o ato na Praça Dermeval (Fotos: Fernando Moreira)

Um ato pacífico reuniu centenas de pessoas - entre empresários e trabalhadores do polo de moda íntima de Nova Friburgo - na tarde desta segunda-feira, 22, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A Polícia Militar acompanhou tudo de perto, inclusive com a presença do comandante do 11º BPM, tenente-coronel Alex Soliva, mas não interveio porque o ato não se caracterizou como uma manifestação, já que não houve carreata, passeata, ou exibição de cartazes contra ou a favor determinado grupo ou ideologia.

Os participantes do ato, todos com máscaras e respeitando o distanciamento seguro, se espalharam ao longo de toda a Praça Dermeval Barboza Moreira. A ideia inicial do grupo era partir em caminhada pela Avenida Alberto Braune até a sede da Prefeitura de Nova Friburgo, de modo a pressionar o Executivo Municipal por uma flexibilização que contemple o setor de moda íntima do município. No entanto, seguindo as orientações da Polícia Militar, o ato se concentrou apenas na praça, sem passeata.

“Há uma inconformidade muito grande em relação à paralisação. A ideia desse ato foi mostrar, de alguma forma, a indignação do empresariado. O movimento surgiu nas redes sociais e o Sindivest tinha duas saídas: ou fingia que não estava acontecendo nada ou assumia um posicionamento de apoiar o empresariado, de uma forma democrática, ordeira, legal, apartidária e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde”, declarou Marcelo Porto, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Nova Friburgo (Sindivest).

Marcelo Porto destacou ainda que a crise já atingiu em cheio o polo de moda íntima local, um dos principais motores da economia friburguense e responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos no município. Segundo ele, somente em maio o setor registrou 585 demissões, com uma perspectiva de chegar a 3 mil postos de trabalhos perdidos ao final da crise: “Isso dentro da realidade de um município do porte de Nova Friburgo é algo muito significtativo”, pontuou.

“Ninguém está aguentando mais. O auxílio que o governo poderia dar está passando. Hoje temos uma concorrência desleal porque outros polos já voltaram a trabalhar de forma plena. A parte de EPI (equipamentos de proteção individual) foi um paliativo importante para muitas confecções, mas o que temos como excelência é a nossa lingerie. Precisamos retomar as nossas atividades. Já vai ser difícil em função da dificuldade do mercado, o que dirá agora que atrasamos para reiniciar. Acreditamos que a retomada talvez seja ainda mais difícil que a parada. Essa é a nossa grande preocupação”, projetou Marcelo Porto.

Por fim, o presidente do Sindivest discursou aos presentes e afirmou que espera uma solução para breve: “A gente acredita que até amanhã (terça-feira, 23) tenhamos a oportunidade de reabrir. No fim de semana estive com o prefeito e ele se sensibilizou quanto a necessidade de estar presencialmente intervindo junto ao Tribunal de Justiça. E hoje tivemos contato com algumas pessoas que podem, de alguma forma, influenciar nesse sentido. E o objetivo do sindicato estar aqui é mostrar que está ao lado dos empresários e que há a necessidade de mostrarmos a nossa cara, mas de forma ordeira. Ninguém aguenta mais ser perseguido”, finalizou.

A crise do polo de moda íntima

Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Nova Friburgo restringiu o funcionamento de diversos setores da economia no final de março, inclusive das indústrias e confecções. Em 8 de abril, o prefeito Renato Bravo publicou um decreto autorizando o funcionamento parcial das confecções friburguenses interessadas em produzir equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras de barreira, por exemplo, de modo a suprir essa demanda na cidade e possibilitar uma retomada, mesmo que gradual do setor.

Nesse período o Governo Municipal também promoveu uma chamada pública para comprar cerca de 1 milhão de máscaras de pouco mais de 100 confecções de Nova Friburgo. No final de maio, o prefeito Renato Bravo publicou novo decreto, desta vez flexibilizando o funcionamento de indústrias e confecções a partir de 1º de maio – com 50% da capacidade. No entanto, uma ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública de Nova Friburgo acabou fazendo com que o Tribunal de Justiça suspendesse a medida. Segundo os defensores, essa flexibilização, ainda que gradativa e controlada, provocaria aumento no número de contaminações, se comparado à taxa de contágio no ambiente de confinamento.

Somente na última quinta-feira, 18, a Prefeitura de Nova Friburgo anunciou que, através da Procuradoria Geral do Município, impetrou um pedido de suspensão da liminar que impediu a flexibilização em Nova Friburgo. Até o fechamento desta edição, o Tribunal de Justiça ainda não tinha anunciado se acatava ou não o pedido do Executivo Municipal.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra