Artigo: Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico

A educação como ferramenta de transformação social
quinta-feira, 23 de setembro de 2021
por Por Sérgio Arthur Ribeiro da Silva*
Sérgio Arthur Ribeiro da Silva,  diretor regional do Senac RJ
Sérgio Arthur Ribeiro da Silva, diretor regional do Senac RJ

Fundamental para o desenvolvimento do país, para o incremento das expectativas individuais de projeção social e para a difusão dos saberes, a educação é o motor que faz com que o Senac RJ difunda sua missão há 75 anos. Investimos fortemente nesta premissa de transformar vidas através do conhecimento, educando para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.

Ao longo de mais de sete décadas pudemos testemunhar o impacto que a educação profissionalizante tem na vida dos indivíduos. Da inserção no mercado de trabalho à centelha que inspira o empreendedorismo, pudemos ver o papel transformador do conhecimento técnico em suas vidas. Nossos cursos técnicos, carro-chefe da instituição, formaram mais de oito mil alunos nos anos de 2019 e 2020. Em face da pandemia, desenvolvemos metodologia própria para dar continuidade às aulas, garantindo aos nossos alunos o seguimento de sua formação profissional em um período tão avassalador.

Em todo o estado do Rio de Janeiro, conhecemos histórias de jovens que conseguiram trilhar carreira em ambientes corporativos, técnicos que atuam no varejo e em escritórios, em empresas de contabilidade, informática e logística, profissionais autônomos nas áreas de estética, design de interiores e turismo, e milhares de técnicos de enfermagem, que ganharam grande destaque no enfrentamento à pandemia, carregam consigo o DNA do Senac RJ do aprender fazendo.

Nossos números corroboram essa afirmação, com a taxa de empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos da instituição de 62%, garantindo o retorno do investimento feito no seu próprio desenvolvimento, pessoal e profissional. Nossa instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

O profissional de nível técnico, cujo dia é celebrado neste 23 de setembro, traz consigo a vantagem competitiva da formação aprofundada e embasada, o conhecimento técnico da causa, que o coloca à frente na corrida por uma oportunidade no mercado e também o prepara para seguir este caminho com a próprias pernas, dando ferramentas para aqueles que querem ser os donos de seus próprios negócios, da gestão à divulgação, passando pela organização e controle. Na sala de aula, ambientes agregadores que não deixam de expressar à vera o caráter desafiador da vida real, formamos profissionais plenamente aptos para o mundo do trabalho.

No Senac RJ, privilegiamos esse tipo de conhecimento, seja nos cursos de longo, médio ou curto prazo, sem espaço para o excesso de teorias e focado na experiência real, conferindo aos estudantes espaço para troca de saberes com os professores e instrutores, profissionais atuantes e antenados às tendências do mercado, pois sabemos que é na prática que se aprende de verdade e que a educação é a chave para um futuro melhor.

 

*Sérgio Arthur Ribeiro da Silva é diretor regional do Senac RJ

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: