Alimentação no verão deve ter cuidados extras

Nutricionista dá dicas para manter a rotina no período de férias e viagens. Confira algumas receitas de sucos refrescantes para esta época
quarta-feira, 05 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Alimentação no verão deve ter cuidados extras

No Brasil, cerca de 20% das pessoas com mais de 18 anos estão obesas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019. Contudo, esse cenário deve se agravar com a Covid-19. O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP - Nupens) realizou um estudo envolvendo 14.259 indivíduos e mostrou que, durante a pandemia, 19,7% deles tiveram um aumento de ao menos dois quilos em seu peso, enquanto 15,2% dos participantes viram uma redução nos números da balança. 

Com o clima do momento, o verão, a tendência é que esse número aumente. Isso porque, ligado a essa estação do ano, está o período de recesso e de férias, quando as pessoas, geralmente, se descuidam com a alimentação e tendem a engordar. “Temos que ter um cuidado maior com a alimentação devido à mudança de rotina. O ideal é consumir alimentos leves e nutritivos, de fácil digestão e que ajudem na reposição de água e sais minerais perdidos na transpiração em praias e piscinas”, destaca a nutricionista Jalily Moura. 

Ela reforça ainda o que deve ser evitado no período: “É importante redobrar o cuidado com a higienização das mãos e evitar o consumo de frituras, preparações com muito sal e açúcar ou refeições diferentes daquelas que estamos acostumadas a nos alimentar, para não ocorrer o risco de uma intoxicação alimentar”, destaca a nutricionista.

Rotina

Ainda de acordo com Jalily, fazer exercícios é necessário, pois auxilia na alimentação. “Devemos sempre manter um hábito saudável e prestar atenção ao nosso apetite. Quando praticamos atividade física temos menos vontade de comer besteiras, como doces e chocolate, devido ao efeito hormonal que a atividade física provoca no nosso organismo”, destaca a nutricionista.

Além disso, ela afirma que deve-se seguir com a rotina do dia a dia. “Para manter a disciplina nas férias, é importante lembrar que o curto período de mudança de rotina não deve interferir no hábito alimentar. Então, o ideal é acordar no horário como de costume e procurar se alimentar de forma saudável. Não exagerar no consumo de refeições ricas em carboidratos refinados como pães, bolos, massas, preparações com molhos, refrigerantes, sobremesas, entre outros”, observa.

Jalily Moura ressalta que relaxar com a alimentação durante o verão é prejudicial. “O nosso organismo não compreende momentos como esses, por isso o ideal é manter a refeição equilibrada mesmo estando em período de férias. A alimentação, em qualquer época do ano, é decisiva para que as férias não sejam arruinadas. Além disso, quando mantemos o hábito alimentar saudável conseguimos voltar com mais energia e disposição para a rotina”, garante. 

Ao longo do verão, a nutricionista reforça a importância de uma boa hidratação e dá dicas para ajudar nisso: “Beber mais água, consumir sucos no lugar do refrigerante, evitar o consumo de bebida alcoólica e bebidas açucaradas para evitar a desidratação, preferir a água com gás ou chás gelados que podem ser bons substitutos. Consumir mais frutas e vegetais frescos que também contenham mais líquidos. As frutas que contém mais água são melancia, melão, uva, morango, laranja, pêssego e mamão. A água de coco também é indicada. Além disso, levar lanchinhos na bolsa, como castanhas, para evitar o consumo de salgadinhos e bolachas”, destaca Jalily.

Melhores bebidas para o verão

A melhor bebida com certeza é a água. Para incrementar a hidratação do corpo, sugerimos algumas bebidas para o verão deliciosas e bem geladas. Confira!

 

Suco de morango congelado

  • 2 xícaras de chá de morangos lavados e congelados;

  • 1 xícara de chá de água (quase) congelada;

  • 1 colher de sopa de suco de limão;

  • Açúcar ou adoçante e gelo a gosto. 

 

Modo de preparo: Fatie os morangos e os coloque em um liquidificador, adicione o açúcar juntamente com a água e com o suco de limão. Bata a fruta até que ela esteja bem triturada. Depois é só aproveitar essa delícia.

Benefícios: Combate o envelhecimento precoce da pele; Previne doenças cardiovasculares; Combate inflamações; Previne algumas células cancerígenas.

 

Suco de abacaxi com gengibre

  • 4 fatias de abacaxi picadas;

  • 2 rodelas pequenas e finas de gengibre;

  • 350 ml de água gelada;

  • Açúcar ou adoçante e gelo a gosto.

Modo de preparo: Coloque as fatias de abacaxi em um liquidificador juntamente com as rodelas de gengibre, a água e o açúcar. Bata tudo por cerca de um minuto. Não é necessário coar.

Benefícios: Atua como anti-inflamatório por ser rico em bromelina; Combate a azia e gases intestinais (gengibre); Ajuda na perda de peso; melhora a saúde da pele e dos cabelos, por conter vitamina C e betacaroteno e regula a pressão arterial (gengibre). 

 

Limonada Frozen

  • 1 xícara de gelo moído (ou cubos bem pequenos);

  • 2 limões;

  • 1 clara de ovo;

  • 1 xícara de água gelada;

  • 4 colheres de sopa de açúcar.

 

Modo de preparo: Corte os limões e retire as sementes. Coloque-os com a água gelada no liquidificador e bata. Retire do liquidificador, coe e coloque o líquido de volta ao liquidificador, juntamente com o gelo, a clara e o açúcar. Na função pulsar, bata no liquidificador até atingir o ponto frozen. Uma sugestão é enfeitar o copo com uma rodela de limão.

Benefícios: Auxilia na digestão; fortalece o sistema imunológico; previne a anemia e problemas renais.

 

Água de Coco com chá de hortelã e uva verde

  • 3 xícaras de água mineral;

  • 2 colheres de sopa de hortelã seca;

  • 1/2 cacho de uva verde;

  • 3 xícaras de água de coco;

  • 1 ramo de hortelã fresca.

 

Modo de preparo: Ferva a água e adicione o hortelã seca. Desligue o fogo e tampe a panela. Deixe descansar por dez minutos. Enquanto isso, com a ajuda de um pilão, amasse de leve as uvas verdes. Adicione-as à hortelã e junte a água de coco e finalize com uma hortelã fresca. Deixe na geladeira por pelo menos quatro horas.

Benefícios: Limpa a pele; combate o colesterol; combate as câimbras e ajuda a controlar a pressão arterial.

 

Ice tea de pêssego

  • 2 pêssegos;

  • 1/2 xícara de açúcar;

  • 3 xícaras de água.

  • 4 pacotes de chá preto;

  • gelo e hortelã a gosto.

 

Modo de preparo: Bata o pêssego, o açúcar e uma xícara e meia de água no liquidificador e depois separe em outro recipiente. Depois, prepare o chá preto e misture ao que foi batido no liquidificador. Acrescente gelo a gosto e finalize com hortelã e sirva. Agora é só aproveitar essa bebida para o verão.

Benefícios: Auxilia no controle da diabetes e obesidade; reduz a queda de cabelo; contribui para a saúde dos olhos e reduz a ansiedade e estresse.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde