Alerj vota agora projeto que reconhece calamidade pública de municípios

Entre as 54 cidades fluminenses que formalizaram o pedido e foram incluídas no projeto original, está Nova Friburgo, que decretou calamidade terça-feira
quinta-feira, 16 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Alerj vota agora projeto que reconhece calamidade pública de municípios

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) está votando neste momento, em sessão por vídeoconferência, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 33/20, que reconhece decretos de calamidade na saúde pública de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, inclusive Nova Friburgo – cuja calamidade foi decretada pelo prefeito Renato Bravo na última terça-feira, 14. Ao todo, o PDL lista 54 cidades fluminenses que decretaram a situação de emergência por conta da pandemia do novo coronavírus. 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj se reuniu remotamente antes da sessão para analisar as emendas que vão compor o texto final a ser votado pelos deputados. A votação está sendo transmitida pela TV Alerj no YouTube, e pela Rádio Alerj, na internet.

A inclusão de municípios no projeto depende da decretação da calamidade no município, com o envio desta publicação com suas respectivas justificativas para a Alerj por parte das prefeituras. Como explicou o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), o reconhecimento do estado de calamidade permite que a administração municipal agilize procedimentos sem observar, temporariamente, itens da Lei de Responsabilidade Fiscal, como limite de despesas com pessoal.

“Caso o decreto seja aprovado, não será necessária a sanção do governador. O reconhecimento da calamidade será promulgado pela Alerj”, explicou Ceciliano, que completou: “Com a implementação do isolamento social, o inevitável aumento dos gastos com saúde e equipamentos de proteção e tratamento ao coronavírus, além da previsão de uma crise financeira de efeitos ainda incertos, a calamidade pública tornou-se a única saída para estes municípios”.

Entre as 54 cidades que formalizaram o pedido e foram incluídas no projeto original, além de Nova Friburgo, estão a capital, Bom Jardim, Carmo, Cardoso Moreira, Angra dos Reis, Mangaratiba, São Gonçalo, entre outras. Os demais municípios poderão ser inseridos através das emendas parlamentares a serem analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça.

LEIA MAIS

Proposta ainda será promulgada pelo presidente da Alerj e depois publicada no Diário Oficial

“Não vamos cruzar os braços”, diz o presidente do Legislativo, Alexandre Cruz

Aprovação permite que as prefeituras agilizem procedimentos sem cumprir determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: ALERJ | calamidade