Águas de Nova Friburgo lança a 12ª edição do Amigos da Água

Encontro marca o início das atividades e celebra o Dia Mundial da Água, no Teatro Municipal Laercio Ventura
segunda-feira, 25 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Águas de Nova Friburgo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura, dá início, no dia 5 de abril, à 12ª edição do Concurso Cultural Amigos da Água. O encontro, que marca o início das atividades e celebra o Dia Mundial da Água, acontece a partir das 13h30, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, com capacitação para diretores e responsáveis pedagógicos de 60 escolas municipais.

Inicialmente, o evento aconteceria nesta sexta-feira, 22, mas em virtude do alerta de fortes chuvas previstas para este dia e para o fim de semana, o lançamento da 12ª edição do Concurso foi transferido para a nova data citada acima. 

A capacitação será realizada para aproximadamente 120 diretores e responsáveis pedagógicos, do 1º ao 5º do ensino fundamental, e contará com atividades que ofereçam ferramentas para que os profissionais trabalhem o tema escolhido para o ano – A vida pede água: como preservar esse bem precioso?, em sala de aula com os alunos.

Após esse momento, os estudantes produzirão trabalhos, de acordo com a faixa escolar, e os melhores trabalhos de cada série serão premiados, assim como o professor e a escola do aluno vencedor. Além disso, os cinco melhores planos de aula, produzidos pelos professores, também serão premiados. Ao todo, 480 educadores estão envolvidos.

Sobre o projeto

O Concurso Cultural Amigos da Água é realizado anualmente pela concessionária, em comemoração ao Dia Mundial da Água. O projeto, que envolve a cada edição cerca de oito mil alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino, tem como objetivo criar entre os estudantes um momento de reflexão, análise e conscientização sobre o valor da água e a importância de garantir um futuro mais digno para todos.

Os trabalhos são julgados por uma comissão escolhida pela Águas de Nova Friburgo e composta por quatro membros. Os critérios utilizados para o julgamento são: criatividade, originalidade, e adequação ao tema e à faixa etária do autor do trabalho. Os trabalhos são julgados por uma comissão formada pela pasta.

O encerramento ocorre em uma cerimônia com as turmas dos alunos premiados, familiares, autoridades e demais parceiros. O Amigos da Água é considerado um dos principais projetos socioambientais do município. Ao longo desses anos, estudantes passaram por um ciclo completo de conscientização, discutindo vários temas a cada ano. O projeto reflete em cidadãos mais conscientes e a construção de multiplicadores destes conceitos em suas comunidades, ambiente familiar e educacional.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: