Academia de Cinema oferece bolsas de estudo para a Região Serrana

Aulas serão online e inscrições já estão abertas
sexta-feira, 08 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Academia de Cinema oferece bolsas de estudo para a Região Serrana

Quem gosta de cinema e quer se especializar no ramo pode se inscrever para concorrer a 70 bolsas de estudo integrais destinadas a moradores da Região Serrana. Para participar, é precisa ter interesse em ingressar no mercado audiovisual ou ser profissional da área que deseja se atualizar ou migrar de função. Também é preciso morar e comprovar residência em Nova Friburgo ou nos municípios vizinhos de Bom Jardim, Cantagalo, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes. 

Também é necessário ter, no mínimo, 18 anos e ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio; ter acesso à internet, sem necessidade de conhecimento prévio sobre a área e possuir renda familiar de até cinco salários mínimos. É importante lembrar que 10% das vagas dos cursos serão direcionadas aos portadores de deficiência e outros 10% aos negros, pardos ou indígenas.

Processo seletivo

Os candidatos deverão passar por um processo seletivo, preenchendo um formulário com informações pessoais e enviar uma carta de intenção explicando o seu interesse pelo curso escolhido. Todo o material será analisado pela produção do projeto e dez bolsistas serão selecionados para ingressar em cada curso deste edital. Após esta fase de seleção, os bolsistas deverão enviar a documentação de comprovação das informações registradas, para poderem realizar a matrícula.

Sobre o projeto audiovisual 

O projeto é uma parceria entre a Millerbaum, produtora de conteúdo audiovisual e a Academia Internacional de Cinema (AIC), escola que há 16 anos, forma profissionais na área audiovisual, o projeto selecionado no edital de chamada emergencial 01/2020, Lei Aldir Blanc – Retomada Cultural da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, que oferece dez vagas gratuitas para cada um dos sete cursos online da AIC. Os cursos já estão desenvolvidos e serão disponibilizados na plataforma da AIC. Com duração entre oito e 16 semanas, as aulas serão ao vivo uma vez por semana, com material didático e exercícios práticos com feedback dos professores.

 

Os cursos

  • Direção de Fotografia online – início no próximo dia 11 (dez vagas)
  • Cinema online – início dia 16 (dez vagas)

  • Edição online – início dia 2 de fevereiro (dez vagas)

  • Direção Cinematográfica online – início 3 de fevereiro (dez vagas)

  • Produção online – início: 10 de fevereiro (dez vagas)

  • Roteiro online – início 3 de março (dez vagas)

  • Trilha Sonora online – 8 de março (dez vagas)

 

Etapas para inscrição

  • Fase A – Inscrições para os cursos de Cinema e Direção de Fotografia Online - até amanhã, 9. Resultado no domingo, 10. 

  • Fase B – Inscrições para os cursos de Produção, Direção Cinematográfica e Edição dos próximos dias 11 a 25. Resultado dia 28.

  • Fase C – Inscrições para os cursos de Trilha Sonora e Roteiro de 1º ia 22 de fevereiro. Resultado dia 25 de fevereiro. O formulário pode ser preenchido neste link: https://forms.gle/zNdjjSmfHuQpZrGQ9

LEIA MAIS

Rodado em Nova Friburgo, filme é uma adaptação baseada no caso dos Irmãos Necrófilos

Seleção especial de curtas e lives pode ser conferida até amanhã no YouTube

Produção de Hollywood deve estrear em janeiro

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Cinema