Quem gosta de cinema e quer se especializar no ramo pode se inscrever para concorrer a 70 bolsas de estudo integrais destinadas a moradores da Região Serrana. Para participar, é precisa ter interesse em ingressar no mercado audiovisual ou ser profissional da área que deseja se atualizar ou migrar de função. Também é preciso morar e comprovar residência em Nova Friburgo ou nos municípios vizinhos de Bom Jardim, Cantagalo, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.
Também é necessário ter, no mínimo, 18 anos e ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio; ter acesso à internet, sem necessidade de conhecimento prévio sobre a área e possuir renda familiar de até cinco salários mínimos. É importante lembrar que 10% das vagas dos cursos serão direcionadas aos portadores de deficiência e outros 10% aos negros, pardos ou indígenas.
Processo seletivo
Os candidatos deverão passar por um processo seletivo, preenchendo um formulário com informações pessoais e enviar uma carta de intenção explicando o seu interesse pelo curso escolhido. Todo o material será analisado pela produção do projeto e dez bolsistas serão selecionados para ingressar em cada curso deste edital. Após esta fase de seleção, os bolsistas deverão enviar a documentação de comprovação das informações registradas, para poderem realizar a matrícula.
Sobre o projeto audiovisual
O projeto é uma parceria entre a Millerbaum, produtora de conteúdo audiovisual e a Academia Internacional de Cinema (AIC), escola que há 16 anos, forma profissionais na área audiovisual, o projeto selecionado no edital de chamada emergencial 01/2020, Lei Aldir Blanc – Retomada Cultural da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, que oferece dez vagas gratuitas para cada um dos sete cursos online da AIC. Os cursos já estão desenvolvidos e serão disponibilizados na plataforma da AIC. Com duração entre oito e 16 semanas, as aulas serão ao vivo uma vez por semana, com material didático e exercícios práticos com feedback dos professores.
Os cursos
- Direção de Fotografia online – início no próximo dia 11 (dez vagas)
-
Cinema online – início dia 16 (dez vagas)
-
Edição online – início dia 2 de fevereiro (dez vagas)
-
Direção Cinematográfica online – início 3 de fevereiro (dez vagas)
-
Produção online – início: 10 de fevereiro (dez vagas)
-
Roteiro online – início 3 de março (dez vagas)
-
Trilha Sonora online – 8 de março (dez vagas)
Etapas para inscrição
-
Fase A – Inscrições para os cursos de Cinema e Direção de Fotografia Online - até amanhã, 9. Resultado no domingo, 10.
-
Fase B – Inscrições para os cursos de Produção, Direção Cinematográfica e Edição dos próximos dias 11 a 25. Resultado dia 28.
-
Fase C – Inscrições para os cursos de Trilha Sonora e Roteiro de 1º ia 22 de fevereiro. Resultado dia 25 de fevereiro. O formulário pode ser preenchido neste link: https://forms.gle/zNdjjSmfHuQpZrGQ9
Deixe o seu comentário