27 de Setembro — Dia Mundial do Turismo

Sua celebração ocorre há mais de três décadas. Objetivo é ressaltar a importância dessa atividade
quarta-feira, 27 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Thiago Lima)
(Foto: Thiago Lima)

O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade. O dia 27 de setembro foi escolhido por representar a data de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, que se deu dez anos antes, em 27 de setembro de 1970.

Mais recentemente, discute-se também o papel das atividades turísticas na promoção do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, todos os anos, a OMT leva atenção a um tema específico, com o intuito de explorar as diversas facetas do turismo e a sua relevância no mundo atual.

“Turismo e investimento verde” é o tema de 2023

Mensagem do secretário-geral da ONU para o Dia Mundial do Turismo 2023, celebrado em 27 de setembro sob o lema “Turismo e Investimento verde”.

“O turismo é uma força poderosa para o progresso e a compreensão mútua mas, para gerar todos os seus benefícios, esta força deve ser protegida e nutrida.

Hoje, a emergência climática ameaça muitos destinos turísticos e a própria sobrevivência de comunidades e economias que dependem do turismo. E muitos países em desenvolvimento que são gravemente afetados pela mudança climática também enfrentam um crescente déficit de investimento e uma crise de custo de vida. 

Neste Dia Mundial do Turismo, reconhecemos a necessidade vital de investimentos verdes para construir um setor de turismo que seja benéfico para as pessoas e para o planeta.

Os governos e as empresas devem investir em práticas turísticas sustentáveis e resilientes. Os agentes do setor privado devem adotar práticas com emissões zero, reduzir o seu consumo de energia e aproveitar formas renováveis de energia. E todas as pessoas devem proteger a biodiversidade e o equilíbrio ecológico de todos os destinos. 

Os investimentos bem direcionados podem criar empregos e apoiar as empresas e indústrias locais, ao mesmo tempo que mitigam os impactos ambientais do turismo, capacitam as comunidades, promovem as suas culturas e contribuem para os sistemas de proteção social. 

Portanto, façamos mais para aproveitar todo o potencial do turismo sustentável. Porque investir no turismo sustentável é investir num futuro melhor para todas as pessoas”, disse António Guterres, Secretário-Geral Nações Unidas.

Os atrativos de uma cidade cercada pela mata Atlântica

Nova Friburgo é contemplado por inúmeras belezas naturais — da Mata Atlântica —, que cercam e se cruzam em distritos, bairros e localidades por toda a cidade. Permeada de áreas verdes, montanhas, parques, cachoeiras, áreas rurais e paisagens de tirar o fôlego que mais parecem pinturas, nosso “cantão” possui peculiaridades e uma história únicas. Confira:

  • Localizada no coração do estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo está exatamente no centro do mapa estadual. A estratégica posição geográfica está delimitada no ponto geodésico afixado na tradicional Praça Getúlio Vargas, na alameda central próximo à base da estátua de Alberto Braune; 

  • É a única das 5.570 cidades brasileiras criada a partir de um decreto real assinado em 16 de maio de 1818 por Dom João VI — então rei de Portugal, Brasil e Algarves. Antes disso, quando o Brasil ainda era colônia, D. João criou outras cidades, todas elas, no entanto, anteriores a 1808, quando ainda era príncipe-regente; 

  • Foi a primeira cidade do Brasil a ser criada e planejada para depois receber os seus primeiros imigrantes, os colonos suíços, vindos em sua maioria do Cantão de Fribourg. Por conta disso, a cidade foi batizada de Nova Friburgo; 

  • O berço da colonização alemã no Brasil é Nova Friburgo. Os primeiros alemães chegaram em 3 de maio de 1824, data que também representa um marco para a liberdade religiosa no país: acompanhando os colonos, veio  o pastor Friedrich Oswald Sauerborn, que realizou o primeiro culto luterano em solo nacional; 

  • A pouca incidência de chuvas no inverno do ano e a névoa característica evidenciam as belezas dos pontos turísticos como os jardins do Country Clube, a Praça Getúlio Vargas e algumas localidades mais frias, como Cônego, Mury, Lumiar, São Pedro da Serra e Três Picos; 

  • As montanhas friburguenses estão entre as mais altas da Serra do Mar. O Pico Maior e o Pico do Caledônia são as mais altas da cadeia do relevo brasileiro que vai de Santa Catarina ao Rio de Janeiro, com 2.366 metros e 2.257 metros de altitude.

A mata Atlântica não é apenas moldura para o cenário que envolve Nova Friburgo. Ela e seus complementos, cachoeiras, picos e rios, também fazem parte das atrações e são desbravadas através de atividades de aventura. Para repor as energias, tem o farto polo gastronômico de Mury, com estabelecimentos especializados nas cozinhas alemã e suíça, entre outras. Para acompanhar, tem as cervejas artesanais, produzidas em fábricas da região. E não pode deixar de incluir no roteiro 1 dia, 2 ou 3, para passear nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Além da natureza intacta e propícia ao ecoturismo, os visitantes são brindados com o charme rústico das pousadas, lojas e restaurantes.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: