Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Como não atrofiar sua mente?

Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A mente humana tem sido ameaçada de atrofiar ou encolher por causa do ser humano gastar enorme quantidade de tempo em redes sociais, games, tablets, computadores, celulares, fazendo isso de forma passiva, recebendo muitas vezes alimento de baixa qualidade nos conteúdos que assiste. Mas uma nova preocupação surge com a IA – Inteligência Artificial.
Agora mesmo, ao precisar pensar no que escreveria para essa coluna, lembrei da IA. Seria fácil colocar um título nela e ela me daria um texto pronto. Penso em usar a IA em alguns momentos para pesquisar alguns assuntos, mas não pretendo usá-la para produzir textos para o jornal, revista, programa de rádio ou de televisão e palestras nas quais tenho trabalhado. Ainda quero usar minha mente para que ela seja preservada, não atrofie e até possa se expandir mais.
Poderosas mídias querem pensar por você. Basta conectar e, pronto, ali está tudo feito e preparado para o consumo. Mas você se preocupa em quem produziu o conteúdo que vai assistir ou ler? Conhece o que esta pessoa pensa sobre a vida, sobre ética, sobre moral e sobre a guerra entre o bem e o mal na mente humana? Sabe qual é a ideologia do conteúdo? Sabe se fala de verdades ou de mentiras disfarçadas de ciência, qualquer ciência, até ciência política? Conhece a motivação por detrás do conteúdo no qual você mergulha? O maior desafio para a preservação da saúde mental não é ser enganado por mentiras ideológicas sem base científica alguma e que são explicitamente danosas, ainda que aplaudidas pelo grande público, mas é ser enganado por verdades misturadas com mentiras e isso existe em abundância nas produções literárias, cinematográficas, grupos ideológicos.
Cuidado para você não expor sua mente a conteúdos destrutivos da filosofia pós-moderna que prega o hedonismo, que diz que você tem direito de se sentir bem e tudo o que o faz sentir-se bem, é válido. A palavra "hedonismo" deriva do grego "hedonê", que significa prazer. O hedonismo é uma filosofia que prega que o prazer é o objetivo principal da vida humana e anuncia que a felicidade é obtida através da busca e da experiência do prazer.
Isso é uma ilusão porque nessa existência o normal é conviver com o que produz prazer junto com o que produz dor. Não tem como fugir da angústia existencial inerente ao existir humano. Não existe medicação que acabe com esse tipo de angústia. Ela vai além do psicológico e entra no campo espiritual, por isso os instrumentos para lidar com ela são de origem espiritual, e não farmacológicos.
A Natureza mostra isso claramente. Basta olhar o processo de morte de um vegetal. A folha, a flor ou o fruto de uma árvore vai murchando naturalmente. Caminha para a morte. Evolui para em seguida involuir. Assim ocorre com os seres humanos. Estamos indo para a morte. Existem dois tipos de morte biológica, a necrose e a apoptose. A primeira, a necrose, é uma morte antecipada, precoce, destrutiva dos tecidos e órgãos, como um câncer. A segunda, a apoptose é a chamada morte por suicídio celular inteligente. Ela ocorre naturalmente, dentro da célula ela se processa de forma organizada, ao contrário da morte por necrose que é uma bagunça agressiva.
Quer preservar seu cérebro e, portanto, sua mente? Evite bebidas alcoólicas, coma alimentos naturais, beba água pura ao longo do dia, pratique atividade física ao ar livre com frequência, respire ar puro, se exponha à luz solar sem exagero, use com moderação o que é saudável, durma entre 7 a 9 horas por dia em ambiente ventilado, escuro e sem barulho. Filtre os conteúdos que você assiste na mídia. Leia algo proveitoso. Assista vídeos educativos de bom conteúdo. Se ofereça para algum trabalho voluntário que alivie o sofrimento das pessoas. Aprenda a lidar com a angústia sem querer fugir dela com substâncias, sexo, comida, compras, jogos, corrupção. Separe um momento a cada dia para oração e meditação.
---------------------------------------------
Cesar Vasconcellos de Souza
www.doutorcesar.com
www.youtube.com/claramentent
Tik-Tok @claramentent

Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário