Justiça Eleitoral. Prazo para regularização do título termina dia 19 de maio

Chamada é para os eleitores que não votaram nos últimos três pleitos, nem justificaram ausência
sexta-feira, 25 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo pessoal)
(Foto: Arquivo pessoal)
Eleitores que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa referente à ausência nas três últimas eleições consecutivas terão título cancelado se não regularizarem a situação até 19 de maio. Para a Justiça Eleitoral, cada turno é considerado uma eleição. O site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) - www.tre-rj.jus.br - disponibiliza uma consulta que permite a verificação da situação eleitoral dos interessados. Basta clicar em "Consulta eleitoras e eleitores com inscrições passíveis de cancelamento por ausência nas três últimas eleições consecutivas" e, na página que abrir, clicar na opção 7: "Consultar situação eleitoral". 

Quem tiver o título cancelado estará sujeito a uma série de restrições
Como regularizar

A regularização do título pode ser feita das seguintes formas: presencialmente, comparecendo ao cartório eleitoral mais próximo nos dias úteis, das 11h às 19h; pelo atendimento online ou ainda pelo aplicativo e-Título. Em Nova Friburgo, os cartórios da 26ª e 222ª zonas eleitorais funcionam no prédio do antigo fórum Júlio Vieira Zamith, na Praça Getúlio Vargas, 89. 

A ausência em cada turno da eleição gera uma multa no valor de R$ 3,51. O pagamento da multa pode ser feito por meio de emissão de boleto (Guia de Recolhimento), por Pix ou cartão de crédito.

A identificação no sistema da Justiça Eleitoral do pagamento via Pix ou cartão de crédito (pagamento instantâneo com PagTesouro) costuma ocorrer em poucos segundos. Já o pagamento por boleto demanda o prazo de compensação bancária, que pode levar até 48 horas úteis após o pagamento. Para mais informações sobre quitação de multa acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - www.tse.jus.br

O que acontece se o título for cancelado

Quem não regularizar sua situação estará sujeito a uma série de restrições, como o impedimento para emitir passaporte, tomar posse em cargo público, renovar matrícula em instituição de ensino pública, além de emitir certidão de quitação eleitoral.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: