Os benefícios das refeições em família

Da redução do estresse à criação de melhores hábitos alimentares
sexta-feira, 06 de dezembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)
Sempre que puder, faça refeições em família. Esse conselho você já conhece – e agora a ciência reforça o quanto ele é fundamental. Pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) acompanharam mais de 500 crianças em idade escolar para entender como a hora da comida afetava a saúde e o bem-estar delas.

Um número crescente de estudos confirma e reafirma a importância de sentar à mesa e compartilhar a alimentação, não só para crianças, mas também para os adultos
A conclusão foi a de que sentar-se à mesa, deixar celulares de lado e aproveitar esse momento em família ajuda na construção de melhores hábitos alimentares. 

“Quando você traz a criança para esse ambiente, em horários bem definidos, ensina a ela o que é o mais saudável. E aproveita a oportunidade de influenciar positivamente o seu filho e tê-lo mais próximo a você”, dizem especialistas.

Segundo eles, esse hábito deve ser introduzido na rotina da forma que for possível. “Pode ser só na hora do café da manhã, do almoço, do jantar, aos fins de semana. Mas é preciso se esforçar para isso. Essa mudança é importante não só para a saúde nutricional da criança, mas também para a emocional”, apontam.

Ter mais refeições em família: Se você se reúne com seus filhos à mesa menos do que gostaria, a dica é perceber o que está atrapalhando que esse hábito se desenvolva. Veja os empecilhos mais comuns e como driblá-los:

Falta de tempo — O tempo, sempre ele! Uma boa dose de organização e planejamento evita que ele voe sem que você perceba. Quando for cozinhar, faça porções duplas e congele metade para a próxima semana. “Os benefícios do jantar em família não dependem de uma refeição gourmet de três pratos, por isso, não há nada de errado em pegar atalhos com sanduíches e pratos mais simples de fazer”, indica Anne Fishel, professora de psicologia da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, e co-fundadora da ONG The Family Dinner Project (Projeto da Refeição em Família, em tradução livre).

Desinteresse da criança — Tornar as refeições mais divertidas e estreitar o contato do seu filho com os alimentos podem ajudar. As pesquisas mostram que quando as crianças se envolvem no preparo dos alimentos tornam-se mais abertas a experimentar pratos novos. Deixe que ela lave uma salsinha, passe azeite na batata que vai ao forno ou opine sobre como personalizar o cardápio.

Conflitos à mesa — Para além do que se consome à mesa, é fundamental prestar atenção no ambiente que se cria, por isso, evite assuntos que possam causar estresse, como broncas ou cobranças. “O tempero secreto do jantar é a atmosfera, que deve ser calorosa, acolhedora e propícia para que todos tenham a chance de compartilhar as vivências de seu dia. É isso que traz benefícios para saúde mental e bem-estar de toda a família”, acredita Anne.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: