Membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) que atuam na Região Serrana participaram, na última sexta-feira, 6, em Nova Friburgo, do workshop Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (Cope). O evento, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden Nacional) em parceria com o Instituto Friburgo Solidário, e com foco em estratégias de prevenção e preparação para eventos climáticos extremos.
(Foto: Arquivo AVS)
Representando o MPRJ, participaram as procuradoras de Justiça Denise Tarin e Cláudia Condack, além do promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo, José Alexandre Maximino Mota. O encontro também contou com a presença de representantes das agências de defesa civil locais e servidores públicos dos órgãos correlatos a estas agências - como meio ambiente, saúde, educação e assistência social, além de estudantes e integrantes da sociedade civil de diversos municípios da Região Serrana.
O workshop destacou a importância do alinhamento entre diferentes instituições e atores sociais para minimizar os impactos de desastres naturais, fortalecendo a resiliência das comunidades da Região Serrana. Foram abordados aspectos relevantes e atuais sobre as "capacidades organizacionais", notadamente nos campos da estruturação, capacitação e governança.
O workshop faz parte um projeto piloto que, na escala municipal, contempla três municípios brasileiros: Nova Friburgo (RJ), Cataguases (MG) e São Luiz do Paraitinga (SP).
Deixe o seu comentário