Responsabilidade e lazer: o dilema do adolescente

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Shakespeare dá a solução para quem quer namorar e precisa estudar.  “Trabalhos de Amor Perdidos” é uma comédia romântica, uma obra moderna, pertinente ao que acontece hoje com os jovens que vão fazer provas ou prestar concursos e precisam se dedicar aos estudos, mas são surpreendidos pelo amor. E... o tempo passa. No século XVI, quando “Trabalhos de Amor Perdidos” foi escrito pelo dramaturgo Shakespeare, esse dilema já existia.

Faz mais de vinte anos que conheci o texto. Na época, estava envolvida com o teatro, fazendo adaptações de textos literários em prosa para o palco, estilo dramatúrgico. O texto de Shakespeare é uma graça. O rei de Navarra decide cultivar o espírito e o conhecimento. Para tal, convoca três lordes para acompanhá-lo e, juntos, determinam três anos de jejum, abstinência sexual e muito estudo. Quem fosse flagrado com uma mulher seria acusado de traição e sofreria severas humilhações. Mas, por força do destino, a princesa da França, acompanhada por suas três damas de companhia, chega ao palácio para pleitear uma região para seu velho e acamado pai. Encantados com as moças, o Rei de Navarra e seus lordes se arrependem dos juramentos, mas não podem desrespeitá-los. O conflito, então, está armado!

Qual o adolescente que não se vê diante das responsabilidades escolares e da vontade de se entregar à liberdade para passear, namorar, conversar? Enfim, acaba mergulhado nesse dilema bastante sofrido. Inclusive, para todos que o acompanham.

Na época em que meus filhos estudavam era uma negociação infinita. Uma vez, minha filha, já em fase final de colégio, levava as amigas para estudar em casa. E, meu filho, no início da faculdade, fazia o mesmo. Eram quatro num quarto, quatro num outro e uma movimentação contínua no corredor. Bons e inesquecíveis momentos.

Mas não é apenas com os adolescentes que isso acontece. Com os adultos também. Só não em situações de estudo, mas de trabalho, compromissos familiares, financeiros etc. Estamos, volta e meia, divididos entre situações de lazer e de responsabilidade. De certo, esses dilemas nos amadurecem desde a infância quando temos de aprender a distinguir os momentos. É interessante observar que cada pessoa que participa dessa situação tem um envolvimento diferente; o adolescente, os pais, os professores, os amigos. Cada qual tem pontos de vista, necessidades e atitudes próprias. É inteligente fazer o trânsito entre essas posições, até para compreender melhor aquele que sofre o dilema, dado que cada um vive numa época distinta, com cultura e valores específicos.

Com certeza, uma questão se impõe: é necessário equacionar o lazer com a responsabilidade, uma equação que vai sendo amadurecida e internalizada com a experiência adquirida ao longo dos anos. Equalizar esses lados é um dos modos de cuidar da saúde mental, física e emocional; é o caminho do meio. Nem tender para um lado, nem para o outro. Ambos são importantes para o bem-viver.

Shakespeare encontra uma saída para a questão. Na divertida comédia, o bardo inglês, depois de tantos contratempos e embates, engrandece o amor, honra o compromisso dos rapazes e faz com que as moças os aguardem.

Ih, está me dando vontade de trazer o texto para os tempos atuais. Quem sabe começar por uma conversa entre um professor com seus alunos? Quem sabe... 

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Tereza Cristina Malcher Campitelli

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Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

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