A VOZ DA SERRA tem vocação para espargir o bem comum

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 01 de outubro de 2024

         O Caderno Z tem dado provas de o quanto a vida é importante. Basta lembrar dos tantos e tantos temas que tratam de  saúde mental, nutrição, exercícios físicos, meditação, envelhecimento saudável, bem-estar emocional e assim por  diante. A cada fim de semana, o “Z” se esmera em trazer conhecimento, cultura, arte, moda e modos de bem viver. Com certeza, nós, leitores e leitoras, somamos pontos positivos para uma vida melhor a cada edição do Caderno. Por essas e outras tantas razões, o Setembro Amarelo tem sido um tema de valorização da vida, que se ocupa em oferecer possibilidades e aconselhamentos para quem se sente sem perspectivas para manter a própria vida.

         Especialistas apontam o tabu como um empecilho: “Tanto a sociedade quanto os sobreviventes do suicídio  têm dificuldades em falar do assunto...”. Instituições como o CVV - Centro de Valorização da Vida estão de ouvidos abertos para acolher pessoas em situação de risco. A ligação pelo número 188 é gratuita e sob total sigilo. Uma empresária que necessitou de conforto quando da perda do pai que tirou a própria vida, declarou: ”liguei e foi um alívio. Finalmente falava com alguém que me ouvia de maneira neutra, carinhosa, e respeitosa, sem me vitimizar nem julgar”. Tal atendimento acolhedor foi tão fundamental que a empresária passou a ser voluntária do CVV.

         Não creio que exista outro hino de incentivo, tão louvável e contagiante, quanto a canção de Gonzaguinha:  “Viver e não ter a vergonha de ser feliz... cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz... Ah,  meu Deus, eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita, é bonita, é bonita e é bonita...”.  O nono mês fecha com uma data importante – 29 de setembro, Dia Mundial do Coração. Cuidar bem dessa peça primordial do corpo humano é a tônica da nossa existência. Atividades físicas regulares, alimentação saudável e gestão do estresse são algumas das recomendações dos especialistas. Praticar meditação, ioga e hobbies relaxantes são exemplos de como manter controle sobre o estresse. Álcool e cigarro são vilões. Em compensação, rir é muito bom!

         Em “Esportes”, Vinicius Gastin nos trouxe momentos das celebrações dos 45 anos da fusão com o Esperança, festejo promovido pela diretoria do Nova Friburgo Futebol Clube. O evento entregou diplomas de reconhecimento a várias personalidades de nossa cidade. Entre elas está o meu amigo Humberto Fontão, o Betito, um exemplar historiador de Nova Friburgo. Meu primo Arnaldo Bravo Berbert, o Juca, é uma presença fundamental, com memória e carisma invejáveis. O presidente do clube, Luiz Fernando Bachini, em destaque na foto, é sinônimo de trabalho e sucesso em tudo o que se dispõe a empreender. Parabéns a todos. E tudo isso me lembra Rodolpho Abbud e meu pai.

         Em “Sociais”, Don Bira festejando 86 anos, no domingo, 29, na quadra da Imperatriz. A professora de dança Monara Emerick está radiante com o sucesso de sua aluna Maria Alyce Vianna, primeiro lugar no evento Dyoun Ethnic, no Rio de Janeiro. Sucesso em Niterói, a friburguense Denise Berbert, prima também, inaugurou nova exposição de óleos sobre tela no Corredor das Artes, espaço dedicado à cultura no gabinete do prefeito Alex Grael. Na foto, são duas friburguenses ladeando o prefeito: Denise Berbert e a cerimonialista da Prefeitura de Niterói, Denise Sertã.

         O Ministério Público discute medidas preventivas para evitar desabastecimento de água e luz em Nova Friburgo. São diversas ações propostas para amenizar os impactos da forte estiagem que assola a nossa região. Enquanto isso, a charge de Silvério alerta sobre a poluição da campanha eleitoral.  Haja varrição de rua! Contudo, a semana promete ser próspera com a estreia da peça “Fale-me de Amor”, da Cia de Arte Jane Ayrão. É nesta quarta, 2 de outubro, às 19h no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura. O ator Eduardo Ramos, em entrevista para Ana Borges, falou sobre seu personagem Oriun, lembrando o sucesso  de “A Promessa”.  E adianta: “Como sabiamente disse Quoist, “precisamos falar de amor, antes que as pessoas se transformem em pedras!”. Lindo!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.