Cidades Excelentes

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Nova Friburgo não venceu em nenhum dos pilares do Prêmio Band Cidades Excelentes, que neste ano, por conta das eleições municipais, mudou o formato para abranger a avaliação para os quase quatro anos de mandato dos atuais prefeitos, se autointitulando edição especial: Evolução. Desta forma avalia como foi o crescimento de cada município nos 72 indicadores que pegam como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODDs) da ONU. 

Niterói é o destaque

Niterói venceu na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes, recorte de Nova Friburgo. Niterói será finalista na premiação nacional, que reunirá no final do ano, os vencedores de cada estado. No recorte de até 30 mil habitantes, Areal foi a vencedora. Até 100 mil habitantes, Vassouras foi o destaque.

Dados ainda não disponíveis

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, cujo objetivo é avaliar a realidade das 5.570 cidades brasileiras por meio de incentivo aos prefeitos a melhorarem os indicadores dos municípios que administram. Na análise dos dados, o instrumento empregado é o Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma). Os dados completos de cada município ainda não foram publicizados para além dos finalistas e vencedores. Assim que forem atualizados, Observatório trará os detalhes esmiuçados. 

Avaliação dos municípios

A metodologia utiliza conceitos de big data para reunir as informações públicas mais atualizadas, bem como os programas enviados pelas próprias prefeituras por meio do site oficial. A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial. Com isso, a partir de algoritmos, os resultados são consolidados em uma única nota final. A localidade que recebe mais de 80 pontos é considerada excelente.

Ciclo virtuoso de gestão

Os seis pilares do chamado ciclo virtuoso de desenvolvimento humano são: Governança; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar.

Recorte populacional

Na etapa estadual, os municípios são separados em três categorias, conforme o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil e acima de 100 mil habitantes. Além dos campeões por pilar, ainda há o vencedor em cada grupo populacional. 

Vencedores por pilar

Considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes, Niterói foi o destaque: além do prêmio principal, venceu também na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Maricá foi campeã em duas categorias: Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, e Saúde e Bem-Estar. Já Macaé foi a melhor na categoria governança, eficiência fiscal e transparência. Resende teve o melhor desempenho em Educação. 


 

Prefeituras empreendedoras

O Estado do Rio de Janeiro não teve nenhum município vencedor no Prêmio Prefeitura Empreendedora do Sebrae. A premiação aconteceu na última semana, em Brasília. Ao todo dez municípios fluminenses concorriam. Nova Friburgo não esteve entre os mais de 200 municípios concorrentes no âmbito nacional, pois não foi destaque na etapa estadual.

Representantes do RJ

Pelo menos dez municípios fluminenses participaram da etapa nacional por terem vencido no Estado. Cordeiro e Teresópolis foram os únicos selecionados da região. Cordeiro foi vencedora estadual na categoria Empreendedorismo na Escola. Já Teresópolis foi vitoriosa em Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. Além delas, estiveram também nessa etapa final Volta Redonda, Macaé, Paraty, Saquarema, Rio de Janeiro, Paracambi, São Gonçalo e Vassouras.


 

Moda do futuro

Caberá aos alunos do Senai Espaço da Moda de Nova Friburgo apresentar o futuro na Fevest que acontece entre a próxima terça-feira, 25 e quinta, 27. Eles desenvolveram peças produzidas com couro feito de kombucha, tecidos impressos com filamentos sustentáveis na impressora 3D, sensores com funções preventivas para a saúde e bem-estar, tecidos inteligentes, moda digital com design 3D e materiais reciclados cortados na máquina de corte à laser criando formas estruturadas e sofisticadas. 

Calcinha com sensores

Parte do Projeto Integrador Novos Talentos 2024, os estudantes capricharam em todas as peças, com destaque para a 'Intimate', onde a calcinha tem um dispositivo inteligente. Pensada na saúde feminina, é capaz de monitorar continuamente o pH vaginal. O sensor integrado à calcinha, por meio da tecnologia Bluetooth, permite, em tempo real, que o aplicativo instalado no smartphone da usuária apresente uma análise detalhada e imediata do pH vaginal.

Macacão regulador de temperatura

Já o ‘'Surface' é um macacão fitness de alta tecnologia projetado para proporcionar o máximo conforto e desempenho durante atividades físicas intensas. Fabricado a partir de um tecido que regula a temperatura corporal, ideal tanto para climas quentes, quanto frios. A tecnologia de regulação térmica funciona através de microfibras inteligentes que se expandem e contraem em resposta às variações de temperatura do corpo, mantendo-o sempre em uma faixa térmica ideal.


 

Friburguense no Louvre

Os friburguenses seguem brilhando mundo afora em diversos setores e na arte, mais do que nunca. Mais um conterrâneo vai expor no icônico Museu do Louvre, na França. Agora é a vez do jovem Kaio Cabral Veiga de Souza, de apenas 19 anos. Apaixonado por fotografia, estudante de Gestão Pública na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Kaio vai expor suas fotos no Louvre em outubro próximo. 

Nada acontece por acaso

Foi em Milão, Itália que a mágica aconteceu. Fotografando no Teatro Alla Scala, ele acabou descoberto por Laurence des Cars, uma das curadoras do Museu do Louvre. Sua exposição tem o título “Mundos em Foco: Um brasileiro ganha Paris” e será realizada no Carrousel do Louvre. Segundo o talentoso fotógrafo, que antecipa aqui uma das fotos que estará exposta, a mostra celebra conquistas pessoais, mas também as experiências únicas que moldaram seu estilo e percepção da fotografia para com a vida. 

Olhar poético de um jovem

Kaio defende que cada imagem capturada é mais do que uma simples fotografia; é um reflexo de sua jornada pessoal através de paisagens deslumbrantes ao redor do mundo, com cada fotografia contando uma história única, um momento efêmero congelado no tempo, que convida o espectador a mergulhar na riqueza visual e emocional de cada cena.

 

Capitania Vasco inaugurada

Toda caracterizada com os símbolos do Vasco, Nova Friburgo ganhou o que certamente é uma das maiores sedes da Capitania do Vasco. Com espaço amplo, telão e boa estrutura com serviço de bar e drinks, a inauguração aconteceu em grande estilo no empate do Gigante da Colina em 0 a 0 com o Cruzeiro, no último domingo, 16. A sede passará todos os jogos do Vasco, exceto quando a Capitania estiver presencialmente em São Januário. Nilsinho Magrinho é o capitão do projeto em Nova Friburgo.    


Palavreando

“A poesia. Sujeito oculto que merece ser singular e até composto quando fala de dois. Eu e você, todos nós que se desatam como o voo da pétala que se desprende da flor e desaprende a ser presa. Livre, plaina. E ao encontrar refúgio, simplesmente, pousa para ao vento dos versos voar quando bem se encantar”.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.