Semana Santa: Procissão do Encontro marca as celebrações desta quarta

Ritual lembra a profunda dor de Nossa Senhora ao presenciar o flagelo de Jesus rumo ao calvário
quarta-feira, 27 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Diocese de Nova Friburgo promove nesta quarta-feira santa, 27, a tradicional Procissão do Encontro, no centro da cidade. A celebração litúrgica caracterizada pela caminhada de homens e mulheres com saída de pontos opostos culminando com o encontro em frente à Catedral São João Batista simboliza o encontro de Nossa Senhora com seu filho Jesus, flagelado e rumo ao calvário com a cruz, antes de sua crucificação e morte. A celebração representa ainda uma profunda reflexão dos fiéis católicos sobre a via dolorosa de Jesus a caminho de sua paixão. 

Em Nova Friburgo, essa celebração é uma tradição na Semana Santa e neste ano será realizada a partir das 20h, com os homens saindo em caminhada da Igreja de São Francisco de Assis, na Rua Duque de Caxias, e seguindo pela Avenida Alberto Braune com a imagem de Jesus Cristo crucificado, enquanto as mulheres partirão do Colégio Nossa Senhora das Dores, na Rua Augusto Spinelli, com o andor que conduzirá a imagem da Virgem Maria, a mãe de Jesus. O encontro acontecerá na Praça Dermeval Barbosa Moreira, na porta da catedral, seguida de meditação. 

Já na quinta-feira santa, 28, o bispo de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci presidirá, às 19h, na Catedral São João Batista, a missa solene da Ceia do Senhor, com o tradicional rito do lava-pés. Em seguida haverá vigília eucarística.   

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: